• Da Redação

Corsan adota novo padrão para ligações de água nos imóveis

A Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) está adotando desde o final de setembro um novo processo de regulamento dos serviços de água e esgoto. Com isso, foi adotado um novo padrão de ligação de água nas novas redes do município. Cabe ressaltar que essa padronização é exigida apenas para ligações novas ou para a alteração no local do ramal de água e as instalações que já existem não precisarão se adequar.


No material enviado pela estatal, foi informado que, nos casos de viabilidade técnica, a CORSAN informará a obrigatoriedade de instalação em locais apropriados e de fácil acesso. Essa nova estrutura auxiliará na prevenção de fraudes, na facilidade de acesso aos hidrômetros e ao registro da água, na proteção do quadro e na redução de possíveis vazamentos de água.


SAIBA MAIS

• Instalações antigas precisam se adaptar? Não, somente ligações novas que foram solicitadas e aprovadas a partir de 28 de setembro de 2020. • Os custos são de responsabilidade de quem? Os custos com a instalação da Unidade de Medica Comercial (UMC) são por conta do solicitante. • Por que essa mudança? Padronização e acesso a UMC para manutenção e leitura, evitar fraudes, evitar vazamentos invisíveis entre outros. • Há relação com a PPP e o esgoto? Nenhuma. Apenas visa a padronização dos serviços, assim como, facilidades para manutenção e medição. • Em caso de manutenção do antigo, será necessário trocar para o novo? Só será necessário a instalação do novo modelo de ligação para os casos em que o proprietário solicitar mudança do local da ligação/ramal. Consertos e manutenção serão realizadas na instalação antiga sem necessidade de adequação.


Passo-a-passo

O contribuinte deve solicitar o pedido de ligação da água através dos canais de comunicação da CORSAN e a estatal enviará uma equipe para fazer uma vistoria e saber se a viabilidade para realizar a ligação. Depois disso, o cliente precisará apresentar uma série de documentações e a Corsan efetuará a conexão da nova ligação à rede de distribuição de água.


O cliente terá de comprar a caixa de proteção do hidrômetro em lojas de materiais de construção e fazer a instalação da caixa no imóvel – dentro do padrão estabelecido. Existem locais credenciados pela Corsan e selos de identificação no material. Também existe um modelo de instalação que deve ser seguido e a Corsan fornece o material informativo para que se compreenda os próximos passos.


IMPORTANTE

O usuário deverá adquirir a caixa de proteção do hidrômetro em lojas de material de construção ou similares e instalar no seu imóvel, dentro do padrão estabelecido. A caixa deve ser instalada em um muro de alvenaria ou concreto situado na divisa frontal do imóvel, com a grade voltada para a rua, permitindo total acesso à equipe da Corsan para leitura e eventuais serviços de manutenção.

A companhia está divulgando uma cartilha com todas as orientações sobre o novo padrão Corsan que  também pode ser acessada no site da companhia – www.corsan.com.br .

Foto: Divulgação



Tchê Peq..png