Os CTG's cachoeirenses Os Gaudérios e Lanceiros do Sul encerraram suas participações no 34ª Enart neste final de semana em Santa Cruz do Sul ficando entre os 20 melhores grupos de dança adultos do RS na Força B.
Ambos os CTG's chegaram a fase final do evento e, o grupo dos Lanceiros garantiu o 17º lugar. Já Os Gaudérios encerraram sua participação em 19º lugar. O grande campeção foi o da Força B foi o DTG Noel Guarany, de Santa Maria.
O CTG Os Gaudérios apesentou uma coreografia que contempla os cachoeirenses, revivendo a história de amor ao nosso chão pelos atos heroicos de Olmira Leal de Oliveira, a saudosa Cabo Toco, reverenciando a força da fé, da perseverança, do espírito de liderança e o sentimento patriótico para com o Rio Grande do Sul.
Tendo como instrutor Anderson Santos e coreógrafo Éderson Vergara, a coreografia da invernada levou uma abordagem inspirada na estética e na poética das danças platinas, entendendo que não possui a vivência, nem a profundidade técnica para fazer um bailado tal qual os "gauchos", procurando homenagear a essa cultura tão rica do Rio Grande do Sul. Foi evidenciado o "bombo leguero", instrumento de percussão, criado em Santiago Del Etero, Argentina, e que viajou por diversos lugares do mundo. Aqui, no RS, se fez um instrumento muito presente na arte e na cultura gaúcha.
Pontuação Final Enart 2024 - Força B
O grande campeão do Enart 2024, pela Força A, foi o CTG Ronda Charrua, de Farroupilha.
Forte calor
O forte calor no ginásio onde os grupos se apresentaram nas finais deste domingo, 17, em Santa Cruz, com temperaturas acima dos 36ºC, atrapalhou vários grupos havendo várias reclamações nas redes sociais.
O CTG Os Gaudérios teve sua apresentação na final prejudicada devido uma das dançarinas passar mal durante a dança e cair no tablado devido o forte calor.
Comments