• Lenon Quoos

CTG Os Gaudérios será a sede do novo Centro de Triagem

A Secretaria Municipal da Saúde deve colocar em funcionamento na próxima quinta-feira, 27 de maio, o C3 – Centro de Combate à Covid-19. A proposta é direcionar as consultas de suspeitas de contágio pela doença ao novo serviço no sentido de desafogar o número de atendimentos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O centro, a ser instalado nas dependências do CTG Os Gaudérios (Rua Farroupilha, nº 365), a uma quadra daquela unidade, terá como foco os cuidados dos casos mais leves do Coronavírus, com encaminhamento dos casos graves para as redes de urgência, emergência ou hospitalar. “O C3 é uma das reações do governo ao aumento de números positivados para a Covid e ao volume de atendimentos cada vez maior na UPA. Precisamos ampliar nossa capacidade de acolhimento aos pacientes. As pessoas necessitam de melhores acomodações e local mais protegido do frio enquanto aguardam para serem atendidas”, comenta o secretário da saúde, Marcelo Figueiró.”, comenta o secretário da saúde, Marcelo Figueiró.


A expectativa da pasta é de mobilizar uma equipe de 20 profissionais na nova unidade, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativo, assim como agentes comunitários de saúde, além de manter uma ambulância à disposição para as possíveis transferências. Direcionando os pacientes com sintomas gripais e suspeita da Covid ao centro, a gestão minimiza os impactos decorrentes da pandemia não só na UPA mas também nos postos de saúde, “permitindo que estes retornem às suas atividades essenciais, como o acompanhamento das pessoas com doenças crônicas, pré-natal, imunização, entre outras”, complementa o secretário Figueiró. O Centro de Combate à Covid-19 funcionará todos os dias, das 9h às 21h, ininterruptamente.

IDENTIFICAÇÃO PRECOCE

Estudos comprovam que cerca de 80% dos casos da Covid-19 se manifestam de forma leve e moderada e podem ser manejados na Atenção Primária à Saúde. Nesse sentido, esse nível de atenção é capaz de exercer a contenção da transmissibilidade do coronavírus ao reduzir a ida de pessoas com sintomas leves aos serviços de urgências ou hospitais, atuando na identificação precoce dos casos graves com o adequado manejo das pessoas com síndrome gripal.

MUTIRÃO DO EXÉRCITO

Nesta segunda-feira, 24, a Secretaria da Saúde solicitou a colaboração do Exército no mutirão para limpeza da estrutura do CTG Os Gaudérios para que possam ser organizadas as áreas de trabalho para o Centro de Combate à Covid-19. Ainda à tarde, o comando do 3º Batalhão de Engenharia e Combate já havia destinado 17 soldados para a tarefa de desinfecção e organização do espaço. A força-tarefa dos militares continua nesta terça-feira em conjunto com a equipe técnica/operacional da Saúde e Defesa Civil.


SAIBA MAIS

O novo Centro de Triagem é uma medida essencial para atender a alta demanda de atendimentos de pacientes com sintomas da Covid-19. Atualmente, o Centro de Triagem da UPA está sobrecarregado e atendeu mais de 500 pessoas nos últimos seis dias, uma média de 90 pacientes atendidos por dia. Além disso, a UPA atende, fora da Triagem para Covid, uma média de 121 pessoas diariamente (3.653 atendimentos no mês de abril) com as mais variadas comorbidades, sintomas ou traumas.


Tchê Peq..png