CTG Estância do Chimarrão terá duas representantes na 3ª Inter-Regional do Enart
- Lenon Quoos

- 8 de out
- 2 min de leitura
O CTG Estância do Chimarrão, localizado no Passo do Moura, em Cachoeira do Sul, será um dos representantes do município na 3ª Inter-Regional do Enart 2025, que acontece nos dias 11 e 12 de outubro, em Santiago. O evento é uma das principais etapas classificatórias do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) — o maior festival amador de arte e cultura do Rio Grande do Sul — e definirá os finalistas que seguirão para a grande final em Santa Cruz do Sul, em novembro.
A entidade cachoeirense será representada por Kelly Loreto Macedo, na modalidade Solista Vocal, e por Nataly Carolina Ferreira Michels, na categoria Declamação Adulta.
A voz que emociona
Natural de Cachoeira do Sul e atualmente morando em Santa Cruz do Sul, Kelly Loreto Macedo, 21 anos, é estudante de Farmácia na UNISC e representa o CTG Estância do Chimarrão pela 5ª Região Tradicionalista. Classificada para a Inter-Regional após conquistar o 4º lugar na etapa regional, realizada em Candelária, Kelly vive a expectativa de subir pela primeira vez aos palcos do ENART.
Sua relação com a música começou cedo, aos 9 anos, quando participou do Musiroque, festival do Colégio Marista Roque, em Cachoeira do Sul. Desde então, construiu uma trajetória ligada à arte — passou por grupos vocais, aulas de teatro e, em 2019, encontrou no CTG o espaço ideal para se dedicar à música nativista.
Com o apoio da família — especialmente dos pais, Márcio e Joice —, Kelly acumula conquistas importantes, como o 1º lugar no FEGAES 2019, na categoria Solista Vocal Juvenil Feminino, e o 2º lugar na Mostra Cultural de Cachoeira do Sul, que lhe rendeu o convite para abrir a Vigília do Canto Gaúcho 2023, experiência que ela define como inesquecível.
“Cantar, para mim, é mais do que uma arte: é uma forma de transformação. Cada nota, cada palco e cada aplauso me lembram o quanto a música tem o poder de tocar nossas vidas”, destaca a jovem intérprete.
A força da poesia
A declamadora Nataly Carolina Ferreira Michels, 33 anos, também sobe aos palcos do ENART pela primeira vez. Integrante do CTG Estância do Chimarrão desde 2021, ela se aproximou do tradicionalismo por meio das filhas, que participam das invernadas Mirim e Pré-Mirim. Desde então, tornou-se figura ativa na entidade, atuando na patronagem e representando o CTG como Prenda Veterana nas gestões 2022/2023 e 2023/2024.
O amor pela declamação surgiu há apenas dois anos, quando decidiu homenagear a avó falecida com um poema sobre o tema. De lá pra cá, vem conquistando seu espaço nos rodeios artísticos, com destaque recente para o 5º lugar no VI Festival Forte em Dança, em Caçapava do Sul, entre 15 concorrentes.
“Ainda estou nos primeiros passos dessa caminhada, mas com muita dedicação e amor pela arte. Participar da Inter-Regional já é uma grande conquista”, afirma Nataly.




















Comentários