top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Defesa Civil alerta para temporal a partir desta quinta em Cachoeira

A Defesa Civil de Cachoeira do Sul emitiu um boletim meteorológico alertando para possibilidade de temporal a partir desta quinta-feira, 2 de novembro, feriado de Finados, na cidade e região.


Entre quinta-feira e sábado (02 e 04/11), há tempo severo com descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento que podem passar dos 90 km/h em áreas da faixa Leste e metade Norte do Estado durante os temporais e com a influência do ciclone próximo à costa. Além disso, as chuvas intensas devem trazer volumes elevados nas áreas do Centro-Norte, Nordeste e Leste gaúcho.


Na quinta-feira (02), o avanço de um sistema de baixa pressão para o Estado, formação de uma frente fria e umidade vindo da Amazônia, favorecem os temporais isolados com chuvas moderadas a fortes e descargas elétricas sobre praticamente todo o território gaúcho. Além disso, não se descarta tempo severo com Aviso Hidrometeorológico – 231 eventual queda de granizo e rajadas intensas de vento (acima de 90 km/h) conforme as instabilidades se deslocam. No Noroeste, Centro, Norte, Vales, RMPOA, Litoral Norte e Nordeste os acumulados variarão entre 70 e 90 mm/dia, podendo passar pontualmente dos 110 mm/dia.


Na madrugada e manhã da sexta-feira (03), com a formação de um ciclone extratropical próximo à costa gaúcha, as chuvas seguem intensas e volumosas entre o Centro-Norte, Nordeste, Vales e Leste gaúcho. Os acumulados variarão entre 50 e 90 mm/dia, podendo passar pontualmente desses valores nas regiões Norte e Nordeste. O destaque também se dará por conta dos ventos que sopram com rajadas em torno dos 50 aos 70 km/h na maioria das regiões, podendo chegar aos 100 km/h na faixa litorânea e Sul gaúcho, deixando o mar agitado e com ressaca.


Ao longo do sábado (04), há condição para chuva fraca e pontualmente moderada na faixa Leste e metade Norte com acumulados variando entre 5 e 15 mm/dia. Além disso, a influência do ciclone próximo da costa gaúcha favorece as rajadas intensas de vento variando entre 60 e 80 km/h, podendo passar pontualmente dos 100 km/h no Litoral e Serra. Assim, o mar segue agitado com ressaca. Gradualmente o ciclone se afasta, os ventos perdem força e o tempo firme volta a predominar em todo o Estado.


A tendência é que o domingo (05) seja de tempo firme com sol entre poucas nuvens, devido à atuação de sistema de alta pressão atmosférica. * Ao final deste evento os acumulados poderão variar entre 100 e 150 mm sobre o Noroeste, Norte, Centro, Nordeste, RMPOA e Litoral Norte, podendo passar pontualmente desses valores nessas áreas. Além disso, o risco é alto para tempestades isoladas com queda de granizo e rajadas fortes de vento, ou seja, condições para tempo severo na metade Norte e Sul gaúcho.


Comments


bottom of page