top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Defesa Civil divulga panorama da enxurrada e começa a alojar famílias ribeirinhas

O Município de Cachoeira do Sul está sendo afetado por um evento adverso denominado Chuvas Intensas, COBRADE 1.3.2.1.4, com acumulados de 232mm a 340mm, nos últimos 5 dias. Este elevado volume de chuva fez com que o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), alterasse o alerta de risco moderado para ALTO RISCO GEO-HIDROLÓGICO, com possibilidade de eventos de movimentação de massa, deslizamento de terra, que podem afetar 760 imóveis e cerca de 3.365 pessoas e MUITO ALTO RISCO PARA EVENTOS HIDROLÓGICOS, que podem afetar a 1.392 moradias e cerca de 6.315 pessoas, conforme mapeamento das áreas de risco do Município.


As precipitações das últimas 24 horas causaram danos expressivos com infiltrações em residências devido a problemas estruturais de telhados e coberturas, bem como alagamentos causados por colapso de drenagem pluvial alagando ruas e residências causando danos e prejuízos aos moradores.


- Remoção de famílias

O nível do Rio Jacuí está subindo. Com isto, a Prefeitura Municipal já iniciou o trabalho de organização e remoção preventiva de famílias ribeirinhas que serão abrigadas no Ginásio Municipal Derli Steinmetez (Derlizão). Equipes do 13° Grupo de Artilharia de Campanha e 3° Batalhão de Engenharia de Combate reforçarão as equipes de remoções da Prefeitura Municipal, assim como também as equipes da Segurança Estadual como Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual e Batalhão Ambiental, que já atuam nas ações de reposta.


- Secretarias em alerta

A Defesa Civil de Cachoeira do Sul está em alerta máximo e mantém contato em tempo real com a Defesa Civil Estadual e Nacional. A Prefeita Municipal Angela Schuh, colocou todas as Secretarias Municipais em alerta e de sobreaviso para acionamento.


As equipes de resposta atuam prioritariamente nas ações de socorro e assistência, mas já começam a avaliar os danos e prejuízos que poderão embasar a Decretação de Situação de Emergência.


- Atendimento às famílias

A Defesa Civil estará aberta para cadastro de pessoas afetadas nos dias 01, 02 e 03 de maio (quarta, quinta e sexta-feira) das 8h30min e 11h30min e das 14h às 17h. A Defesa Civil fica localizada na Rua Riachuelo, junto a Secretaria Municipal de Obras.

 

Segue abaixo informações do dia 30/04/2024:

Nível do Rio Jacuí dia 30/04/2024 – 17h30min - 21,15 cm, 3,15 m acima do nível norma, subindo 9 cm/h.


Barragem do Capané 30/04/2024 – 17h30min -  6,20m


Balanço dos danos e prejuízos

Casas danificadas: 35

Casas Destruídas: 03

Famílias Desabrigadas: 04 – Pessoas Desabrigadas: 13

Famílias Desalojadas:  06 - Pessoas Desalojadas: 22

Casas Interditadas: 03

Prédio públicos interditados: 01

Escolas Afetadas: 15 (aulas suspensas)


Danos em Saúde

Posto de Saúde da Noêmia (fechado pela manhã). Motivo: falta de energia

Farmácia e Centro de Saúde Princesa do Jacuí (fechado pela manhã). Motivo: falta de energia

Equipes Volantes Rurais - 02 Equipes (atendimento suspenso pela situação de estradas)

Viagens para atendimentos suspensos em outros municípios em virtude de bloqueios nas rodovias.


Danos Ambientais:

Suspensão do serviço de recolhimento de lixo na zona urbana e rural devido à falta de condições de acesso ao aterro sanitário.


Danos Estradas do Interior:

- Queda da cabeceira da ponte do Pertille/Faxinal da Guardinha

- Queda da cabeceira da ponte do Rincão dos Bravos

- Rompimento de bueiro na Estrada do Chalé (Irapuazinho)

- Rompimento de bueiro no corredor dos Leiteiros


Alagamentos:

- Estrada do Irapuá

- Estrada da Tafona

- Estrada da Varzinha (Durasnal/Bairro Vermelho)

- Junto à ponte do Botucaraí

- Porteira 7


Atenção

A defesa civil pede atenção a população que evite trafegar ou permanecer em áreas de risco ou sob árvores de grande porte e postes com risco de queda.


Em caso de situação de risco, deixar o imóvel buscando abrigo em casa de familiares, amigos vizinhos ou acionando os serviços de emergência. Não trafegar em estradas ou pontes submersas utilize caminho alternativo.


Em caso de emergência ligue

193 – Corpo de Bombeiros

(51) 995358310 – Defesa Civil


ATENÇÃO

- escolas municipais sem aula: 13 escolas no interior; 2 na cidade - EMEF Milton da Cruz (danos na rede elétrica) e EMEI Sonho Meu (falta de energia);

- serviços de saúde: posto de saúde da Noêmia (fechado pela manhã); farmácia e Centro de Saúde Princesa do Jacuí (fechado pela manhã);

- 4 famílias desalojadas (em casas de familiares e em salão comunitário) e 3 desabrigadas - 1 família do Bairro Cristo Rei, 1 família do Bairro Universitário e 1 família do Bairro Centro – abrigadas no Ginásio Derlisão – receberão almoço e janta por conta da SMIS e o café da manhã será em área coletiva (por conta das famílias);

- Exército e equipes de segurança estaduais trabalhando em conjunto com a Prefeitura para atendimento aos afetados;

- atingidos podem se cadastrar na Defesa Civil das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h nesta quarta, dia 1º, e nos próximos dias em horário normal de expediente.

Imagem: Prefeitura Municipal.



 

Comments


bottom of page