• Da Redação

Defesa Civil emite alerta para chuvas e rajadas de ventos fortes em Cachoeira do Sul

A partir desta noite de quinta-feira, 04, as áreas de instabilidade devem começar a se espalhar por áreas do norte até o oeste do Rio Grande do Sul e deverá atingir Cachoeira do Sul durante a noite e a madrugada. Amanhã poderemos ter o deslocamento de chuva forte com rajadas de vento por vários pontos do estado. A formação de uma baixa pressão pode provocar temporais isolados e o aumento significativo do vento em vários pontos do estado. O chefe da Defesa Civil de Cachoeira do Sul, Edson das Neves Jr, comunicou o alerta emitido pela SEMA - Secretaria do Meio Ambinte e Infraestrutura - nesta quinta.


A previsão é que entre a sexta-feira, 05, e o sábado, 06, a chuva mais intensa ocorra entre o leste da campanha até o sul gaúcho. Com a intensificação e a queda da pressão atmosférica o vento ficará forte, sobretudo na faixa que vai entre o sul até o leste. Estão previstos 50 milímetros de chuva para Cachoeira do Sul.


A área em destaque fica, portanto, a do sul do estado, mas salientamos que temporais isolados podem ocorrer e pontos do leste, campanha, fronteira oeste até o leste gaúcho. A chuva mais forte deve deixar o estado ainda durante o sábado, mas o vento seguirá intenso, enfraquecendo gradativamente ao longo do domingo.


Condição hidrológica


Até o momento os principais rios do estado encontram-se estáveis ou em declínio em todas as estações monitoradas e de um modo geral, abaixo da normalidade. A condição hidrológica de alerta permanece indicada para as bacias do Gravataí, Lago Guaíba, Sinos, Cai, Baixo Jacuí, Alto Jacuí, Taquari-Antas, Camaquã, Apuaê-Inhandava, além do Rio Uruguai em todo seu trecho em função da baixa disponibilidade hídrica, a qual vem sendo destacada no estado nos últimos meses.


Destaca-se que os volumes de chuva previstos para as bacias gaúchas nos próximos dias, devem mitigar a situação da baixa disponibilidade hídrica em algumas bacias por pelo menos alguns dias. Em função das chuvas em curtos intervalos de tempo, devem representar elevações mais significativas, principalmente na escala de sub-bacias, ou seja, em córregos, arroios e rios de menor ordem hidrológica, além de alagamentos em alguns pontos espalhados pelo estado, principalmente na metade sul do estado. Portanto a condição hidrológica de atenção é indicada para este caso.

Tchê Peq..png