A convite da Dona Francisca Energética S.A (DFESA), operadora da Usina Hidrelétrica de Dona Francisca, técnicos da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Cachoeira do Sul participaram da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, SIPAT, pelo segundo ano consecutivo. O evento destacou a importância da parceria entre a Defesa Civil de Cachoeira do Sul e a DFESA, operadora da primeira barragem a montante de Cachoeira do Sul junto às demais que compõem o Sistema de Barragens da Cascata do Rio Jacuí.
As diferentes tecnologias e instrumentos de controle e operação de barragens implementados pela DFESA são essenciais para o desencadeamento do Plano Operacional e consequentemente do Plano de Contingência de Cachoeira do Sul. A aproximação e integração entre a Operadora e Defesa Civil Municipal foi realizada pela Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CREPDEC 3), comandada pelo coronel Jacob Pinton, o qual mantém este canal de informação 24 horas por dia.
A cooperação contínua permite a remoção preventiva de famílias que vivem em áreas de risco, reforçando a segurança da população e reduzindo os danos humanos, ambientais e econômicos; além do serviço de geração de energia as Usinas da Cascata do Rio Jacuí exercem um papel fundamental na mitigação de desastres mantendo através de seus reservatórios o excesso de chuvas e utilizando deste armazenamento para reduzir os danos durante os períodos de seca e estiagem.
O superintendente da Defesa Civil de Cachoeira do Sul, Edson das Neves Jr., aproveitou a oportunidade para agradecer à direção e aos colaboradores da Dona Francisca Energética pelo suporte ao município, enfatizando que essa parceria tem se fortalecido ao longo dos anos.
AÇÕES - A Defesa Civil de Cachoeira do Sul apresentou as principais ações desenvolvida a partir da informação emitida pela DFESA, a qual é enviada aos Municípios pela Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil e de que forma os técnicos passam a organizar as áreas de socorro, assistência e restabelecimento como resposta aos desastres, contando com a participação de Gabriel Lobato, da área de assistência social, Jéssica Oliveira da Silva, engenheira civil que atuou na avaliação de danos estruturais e Simone Netto Mônego, responsável pelas ações de saúde, demonstrando a atuação interdisciplinar da Defesa Civil no atendimento à população, elaboração de laudos e captação de recursos para emergências.
“Com informações precisas e diárias sobre o comportamento do Rio Jacuí, essa parceria garante uma atuação preventiva eficaz, proporcionando maior segurança para os moradores de Cachoeira do Sul e regiões vizinhas”, destacou Edson Júnior.
Comments