• Da Redação

Dia do Colono e Motorista é comemorado neste sábado



Comemora-se em 25 de julho, em todo o Brasil, o Dia do Colono e Motorista, uma data para celebrar a todos aqueles que há gerações plantam o alimento para as cidades, os insumos para as indústrias e o desenvolvimento da zona rural.


No interior do Rio Grande do Sul não é diferente. Agricultores que herdaram o ofício de seus antepassados seguem trabalhando no campo e tirando dele o sustento de suas famílias


Neste ano será diferente. Mesmo que nos últimos anos apenas uma das festividades tenha resistido ao tempo, pela pandemia do coronavírus, nem esta será realizada.


A origem do Dia do Colono


A data de 25 de Julho foi instituída como Dia do Colono em 1968, com a criação da Lei Federal 5.496 em 5 de Setembro daquele ano, porém a data já era conhecida fazia um bom tempo, pois desde 1924, quando estava ocorrendo às comemorações do centenário da vinda dos alemães para o Rio Grande do Sul, a data foi reconhecida e usada para celebrar os colonos, principalmente os alemães.


De lá para cá muitas evoluções se deram na agricultura e uma boa parte do trabalho que antes era desenvolvido manualmente passou a ser realizado por máquinas agrícolas. As culturas se diversificaram, porém os Colonos continuam indispensáveis e seguem lutando de sol a sol para garantir o alimento na mesa das famílias brasileiras.


Em Cachoeira do Sul não é diferente. O município é essencialmente agrícola e o trabalho do Colono torna-se de fundamental importância não só para a produção do alimento, mas também para a economia do Município, já que os produtos comercializados pelos agricultores acabam circulando no comércio do Município e da Região.


Dia do Motorista


A data escolhida para a comemoração do dia do motorista é 25 de Julho, dia também do padroeiro universal dos motoristas: São Cristóvão. Por causa disto, no Brasil há inúmeras comemorações e festas em homenagem ao motorista, sendo a mais conhecida, a de Aparecida, onde milhares de caminhões do Brasil inteiro se reúnem anualmente, para comemorar juntamente com São Cristóvão e Nossa Senhora Aparecida o dia do motorista.


Nesta data especial não podemos deixar para traz àqueles que transportam o Brasil: Os caminhoneiros.


Em Cachoeira do Sul é comum termos parentes, amigos e vizinhos que são caminhoneiros. A profissão passa de pai para filho e gera emprego e renda ao município. Conversamos com alguns empresários do ramo e vimos que a paixão pela profissão vai além das dificuldades.

Tchê Peq..png