Em audiência na regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) do Rio Grande do Sul na tarde dessa terça-feira, 16, com o superintendente Hiratan Pinheiro, o deputado estadual cachoeirense Cláudio Tatsch obteve, em primeira mão, novas informações sobre o projeto de reforma da Ponte da Fandango. A principal delas é data atualizada para início da obra: o próximo mês de junho.
O atraso foi em decorrência de um problema estrutural emergencial na ponte. Contratada por R$ 68,2 milhões para a obra, a Construtora Cidade, de Porto Alegre, terá um ano para executar o serviço. O projeto técnico elaborado pela empresa para a reforma está pronto, e o projeto executivo em análise no Dnit, com previsão de aprovação para o mês que vem.
Outra novidade é a passarela de pedestres atual, que será removida para possibilitar a ampliação em um metro da largura da pista, que passará a ter 8 metros para o tráfego de veículos e outros 4 metros de acostamento. Por fora da ponte será construído um novo passeio público, com 1,60 metro de largura, possibilitando inclusive a passagem de usuários de cadeira de rodas.
PARA SABER MAIS
Novidades sobre a Ponte do Fandango
. Já foi apresentado o projeto executivo da obra.
. A data prevista para o início da reforma é junho de 2024, com um ano para sua execução completa.
. O ensaios prévios à obra já estão ocorrendo, como a testagem de solo.
. O passeio público atual, sobre a ponte, será removido. Uma nova passarela, por fora da ponte, será construída. A passarela será de concreto e terá 1,60 metro de largura, adequada até para cadeirantes.
. O plano de execução começará pelo lado direito, oposto à passarela, na direção a Cachoeira, onde não há passeio público.
. A expectativa é de que a liberação para tráfego de caminhões ao menos em meia pista sobre a ponte ocorra até o início de 2025.
. A largura da pista da será aumentada para 12 metros, sendo 8 metros de área interna para tráfego de veículos e 4 metros de acostamento.
. A obra prevê novas fundações, pilares e vãos na Ponte do Fandango.
. O sistema de "Pare e Siga" na ponte continuará até o final da execução do projeto.
. A estrutura metálica não será alterada.
FALOU & DISSE
"Uma obra inicia bem antes da utilização de concreto".
Cláudio Tatsch, deputado estadual, falando sobre as etapas prévias da reforma da Ponte do Fandango, como projetos técnico e executivo, e testes
Imagem: Cláudio Tatsch e Hiratan Pinheiro com o projeto técnico da reforma da Ponte do Fandango /LUCAS SANTOS.
Comments