Três professores do campus da UFSM em Cachoeira do Sul foram contemplados nas Chamadas de Bolsa de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Através da Chamada CNPq, duas bolsas de Produtividade em Pesquisa foram destinadas aos projetos dos professores Paulo Ademar Avelar Ferreira e Paulo Carteri Coradi. Esta Chamada é destinada aos pesquisadores que se destaquem entre seus pares, valorizando sua produção científica segundo critérios normativos, estabelecidos pelo CNPq, e específicos, pelos Comitês de Assessoramento.
O professor Paulo Avelar receberá uma bolsa Nível E por 36 meses para desenvolver o projeto “Interações entre plantas micorrizadas e comunidade microbiana na ciclagem de fósforo em diferentes regiões brasileiras”. As comunidades microbianas, bem como a participação efetiva de microrganismos simbióticos com as raízes das plantas, têm papel importante na disponibilização e aquisição de nutrientes que auxiliam no desenvolvimento de diversos vegetais.
Sabendo disso, esta pesquisa busca compreender de forma mais efetiva como se dão estas interações entre plantas de soja e milho micorrizadas e a comunidade microbiana no que diz respeito à ciclagem de nutrientes em ambientes agrícolas.
Já o professor Paulo Coradi obteve aprovação de bolsa Nível D por 48 meses para desenvolver o projeto de pesquisa “Monitoramento da massa de grãos nas operações de transporte, secagem e armazenagem utilizando tecnologia não destrutiva”.
O projeto tem como objetivo o desenvolvimento e aplicação de tecnologias e métodos não destrutivos para realização do monitoramento em tempo real e a predição da qualidade da massa de grãos nas diferentes etapas da pós-colheita. Segundo o professor, o estudo contribuirá com a segurança alimentar e a sustentabilidade, com a conservação da qualidade dos grãos nas etapas de pós-colheita e a redução de perdas.
Além disto, o monitoramento da massa de grãos nos diferentes processos de pós-colheita contribuirá para a segregação dos lotes quanto à qualidade e consequentemente uma maior agregação do valor comercial do produto.
O professor Marcus Vinícius Tres receberá, através da Chamada CNPq nº 04/2023, uma bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) nível II por 36 meses. As propostas cadastradas na Chamada para a área de Tecnologias Agrárias, na qual o professor Tres foi contemplado, deveriam propor avanços tecnológicos e soluções inovadoras com potencial de adoção por cadeias produtivas e agroindústrias, visando reduzir a dependência externa, fomentar o empreendedorismo inovador, aumentar a competitividade e promover a liderança do setor Agropecuário brasileiro, de forma produtiva e sustentável, em acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A proposta de projeto apresentado pelo professor trabalha o Controle Biológico na Agricultura e as Alternativas Naturais para um Cultivo Sustentável de Alimentos.
Projetos já contemplados nos anos anteriores estão sendo desenvolvidos no campus de Cachoeira do Sul
Em 2022, os professores Giovani Leone Zabot e Hilton Abilio Gründling receberam subsídios destas chamadas para desenvolverem seus projetos. Já em 2023, o professor Leander Luiz Klein recebeu verba da Chamada de Bolsa de Produtividade em Pesquisa, na área de Administração, Contabilidade e Economia.
O professor Giovani Zabot trabalha em seu projeto com Composição de grãos de soja cultivada em terras baixas. O projeto tem como objetivo avaliar a qualidade de soja cultivada em terras baixas em termos de parâmetros físico-químicos, especialmente em função de proteínas, lipídios e micronutrientes, para fortalecer a expansão do cultivo em áreas não tradicionais.
O projeto desenvolvido pelo professor Hilton Gründling trabalha o Desenvolvimento de Controladores Preditivos Adaptativos e Robustos por Modelo de Referência e começou a ser executado ainda em 2021, antes mesmo de ser contemplado pelo CNPq. O trabalho propõe analisar as técnicas de controle preditivo num contexto de tempo contínuo e discreto, realizando as provas matemáticas de estabilidade, comparando os resultados com as técnicas existentes e propondo novos algoritmos de tempo discreto.
Além disso, o estudo busca aplicar estes algoritmos em plantas que justifiquem a necessidade de uso deste tipo de esquema devido às suas características de serem variantes no tempo com incertezas paramétricas e sujeitas às dinâmicas não modeladas. Dentre estas, se podem citar: filtro ativo paralelo e série/paralelo conectados na rede de distribuição;controle sem sensores mecânicos (sensorless) de motores elétricos e geradores eólicos conectados na rede de distribuição.
A pesquisa do professor Leander Klein contemplado em 2023 trabalha com a Gestão Lean em Instituições de Ensino Superior (IESs) e a sua Validação de uma escala de tipos de desperdícios. O objetivo do projeto é construir e validar um instrumento para avaliação e mensuração dos tipos de desperdícios em IESs, tendo como base o sistema Lean. Para isso, o projeto vem aplicando a pesquisa em IESs de todo o Brasil, bem como em IESs de Portugal.
Até o momento, dentre os principais resultados, pode-se ressaltar a validação de uma escala clara e estruturada sobre tipos de desperdícios em IES, a projeção de dissertações de mestrado, bem como a prospecção e disseminação de uma cultura de redução dos desperdícios nas IESs e entre as pessoas. O projeto, que iniciou em março de 2023 tem vigência até fevereiro de 2026.
Imagem: Divulgação.
Comments