Terminou às 17h desta quarta-feira, 6 de novembro, no trevo do Fritz e Frida, em Santa Cruz do Sul, a solenidade que marca o início da duplicação dos 204 km da RSC-287, uma obra esperada há décadas por motoristas e pelas comunidades das cidades no entorno da rodovia, entre Santa Maria e Tabaí. As máquinas já estão na pista nos dois primeiros trechos que serão duplicados, como prevê o contrato do governo do Estado com a Rota de Santa Maria, concessionária do grupo espanhol Sacyr.
Segundo a empresa, até agosto de 2025, serão entregues as duplicações de 4 km da travessia urbana de Santa Cruz do Sul e 2 km na área urbana de Tabaí. Depois, as obras seguirão para duplicar outros trechos, como as travessias urbanas de Santa Maria, Paraíso do Sul, Novo Cabrais e Candelária, continuando na sequência para os trechos rurais. A duplicação total dos 204 km, entre Santa Maria e Tabaí, é prevista para ser feita até o ano de 2042, com investimento de R$ 1,8 bilhão.
"Nesse momento, são 4 km em que são dadas as ordens de início, mas o ano que vem, tem mais 7 km de duplicação (dos outros trechos urbanos). Em 2027, a concessionária vai ter de entregar 70 km, e no final desta década, serão mais de 100 km de duplicação. E essa década, é bom a gente lembrar, já estamos chegando em 2025. Então, passa rápido. A concessão foi feita em 2020. Agora, numa janela de 4 a 5 anos, teremos mais de 100 km que serão duplicados na RSC-287. Então, é só o início de grande processo de duplicação que vai qualificar os deslocamentos, vai dar mais segurança, conforto, para quem trafega aqui para que todos os sonhos que percorrem essa rodovia sejam só sonhos, e nunca pesadelos. Que sejam sempre boas lembranças, e não o perrengue de trafegar em uma rodovia de pouca estrutura, ainda mais numa localidade que tem vocação turística, que produz. Além de ser 100 km sendo viabilizados nos próximos anos, são 70 km que precisam ser entregues em 2027, isso significa que são obras que começam ainda neste governo. Até o final de 2026, são obras que devem estar acontecendo", disse o governador Eduardo Leite (PSDB).
Ao todo, o contrato prevê que a Rota terá de duplicar 130 km entre Tabaí e Novo Cabrais até o ano de 2030. Com isso restarão menos de 70 km de pista simples entre Santa Maria e Novo Cabrais, em que o contrato prevê duplicação obrigatória desse trecho entre 2040 e 2042. Porém, há uma cláusula obrigando a Rota a iniciar a duplicação antes se o tráfego atingir 18 mil eixos por dia na rodovia. Em 2023, a média era de 12,5 mil eixos por dia no pedágio de Santa Maria, e o Estado fez projeções de que os 18 mil eixos diários poderiam ser atingidos até 2033, o que exigiria o início das obras antes de 2040.Segundo a Rota de Santa Maria, serão mais de mil trabalhadores mobilizados nas obras de duplicação.
Crédito: Diário de Santa Maria.
Yorumlar