DVS alerta para surto da síndrome “mão-pé-boca” em escolas e bairros de Cachoeira
- Lenon Quoos

- 10 de jun.
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de jun.

Por meio de comunicado oficial emitido nesta terça-feira, 10 de junho, o setor de Vigilância Epidemiológica da Diretoria de Vigilâncias em Saúde (DVS) alerta a população para a ocorrência de surtos da síndrome mão-pé-boca (SMPB) em escolas e bairros do município. O quadro é de aumento de casos dispersos, uma situação típica para a época do ano, quando o frio ocasiona menos ventilação nos espaços, deixando as crianças mais suscetíveis à doença nos ambientes escolares.
A síndrome mão-pé-boca (SMPB) é uma infecção viral contagiosa, muito comum em crianças menores de cinco anos, caracterizada por pequenas feridas avermelhadas na cavidade oral, mãos e pés.
Causada pelo Coxsackie vírus, a síndrome habita normalmente o sistema digestivo e pode provocar estomatites (espécie de afta que afeta a mucosa da boca). As lesões na pele também transmitem a doença. Os indivíduos infectados são mais contagiosos durante a primeira semana de doença e, mesmo depois de recuperada, a pessoa pode transmitir o vírus durante aproximadamente 4 semanas.
O órgão da Saúde orienta que o tratamento é eminentemente sintomático e deve incluir todas as medidas utilizadas no tratamento de outras viroses: repouso, alimentação leve, ingestão aumentada de líquidos e medicamentos sintomáticos, como antitérmicos, anti inflamatórios, anti-histamínicos, entre outros.
Confira a íntegra do comunicado em anexo, contendo medidas de prevenção e controle da SMPB).

Crédito: Viviane Souza.



















Comentários