• Lenon Quoos

Edição digital da Expointer é oficialmente aberta com o tradicional desfile dos campeões

Em uma edição completamente diferente dos últimos 43 anos, incluindo transmissão integral pela internet, negociações e leilões virtuais e drive-thru da agricultura familiar, a Expointer 2020 manteve a tradicional abertura com o Desfile dos Campeões. Nesta sexta-feira, 2 de outubro, o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, recebeu autoridades e o melhor da genética animal para celebrar a edição histórica da maior feira agropecuária da América Latina.


Devido às restrições de presença de público e aos protocolos sanitários ainda rígidos impostos pela pandemia de Covid-19, a chamada Expointer Digital 2020, que começou oficialmente em 26 de setembro e se encerrará no domingo, 4 de outubro, promete ser lembrada como o maior e mais moderno evento do agronegócio em plataformas digitais já realizado no Brasil.


A cerimônia contou com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, representando o presidente Jair Bolsonaro; do governador em exercício, o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior; do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho; e de outras autoridades e representantes de entidades copromotoras da feira.


Em uma versão reduzida, o Desfile dos Campeões contou com cerca de 40 animais de diferentes raças de ovinos, bovinos de corte e de leite e equinos. Eles desfilaram pela pista central exibindo suas rosetas e faixas de campeões ao lado de seus cabanheiros e criadores. Todos passaram pelos julgamentos que começaram meses antes da feira, em etapas classificatórias que determinaram o melhor da genética de cada espécie entre os 1.017 inscritos de 463 expositores do RS e de outros oito Estados, bem como do Uruguai e da Argentina.


Segundo o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, não é possível comparar os valores movimentados na Expointer 2019 com os desse ano, quando mais de 400 mil visitantes passaram pela feira e geraram R$ 2,7 bilhões em negócios.


ÚLTIMO FINAL DE SEMANA

Acompanhe a programação pela plataforma www.expointer.rs.gov.br.

Transmissões

No sábado, 3 de outubro, serão realizadas duas transmissões pelo Canal Agro da Expointer Digital 2020.

  • 14h30 – Rastreabilidade de produtos vegetais frescos

  • 16h – Bioinsumos. Apresentação para técnicos e agricultores sobre novidades em termos de tecnologias e registro de bioinsumos no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

50 anos do parque

Ainda no sábado, ocorre a divulgação do resultado do concurso artístico de pintura e escultura em homenagem aos 50 anos do Parque de Exposições Assis Brasil. No domingo (4/10), às 13h, haverá o descerramento da placa alusiva ao cinquentenário na Praça Central, com a presença de autoridades. O parque foi inaugurado no dia 29 de agosto de 1970, em Esteio, sediando em 1972 a Primeira Exposição Internacional de Animais.


Feira da Agricultura Familiar

A venda de produtos da agricultura familiar ocorre no formato drive-thru, com os consumidores dentro do carro, usando máscara, enquanto são atendidos. No local, 55 empreendimentos, divididos em 52 estandes, ofertam produtos como salames, queijos, panificados, cachaças, sucos, vinhos, mel e artesanato, produzidos em diferentes regiões do Estado. O acesso ocorre pelo portão 1 do parque, exclusivamente para veículos, e é gratuito.


Shows

Na programação cultural, há três projetos artísticos: Mostra Musical dos 50 Anos do Parque Assis Brasil, Festival Cultural de Esteio e Projeto Preserva a Água e a Vida Tchê. Há transmissão de todos os eventos.

Cerca de 40 animais de diferentes raças participaram do Desfile dos Campeões - Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini






Tchê Peq..png