top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Educação Profissional oferece mais de 22 mil vagas para o ano letivo de 2024

A Educação Profissional da rede estadual possui 157 escolas em todo o Rio Grande do Sul. Entre elas, 25 são escolas técnicas agrícolas e duas são de agronegócios. Para o início do ano letivo de 2024, estão sendo ofertadas mais de 22 mil vagas em 63 cursos técnicos.


A inscrição para pré-matrícula começou na segunda-feira, 13, diretamente pelo site da Secretaria da Educação (Seduc). Para isso, basta clicar na aba Matrículas e selecionar o ensino de interesse. O prazo segue até 1º de dezembro.



A superintendente de Educação Profissional, Tamires Fakih, enaltece a oferta diversificada de cursos para a qualificação profissional dos estudantes.“Temos vagas espalhadas por todas as regiões do Estado. O foco é atrair a atenção do aluno para o desenvolvimento de habilidades pertinentes aos desafios do século 21, sempre respeitando a inclinação econômica e a característica cultural de cada município”, destaca.


A oferta dos cursos técnicos é bastante ampla e diversificada. Eles atendem a diferentes demandas do mercado de trabalho do século 21, oferecendo formação em áreas como eletrônica, mecânica, informática, saúde, gastronomia e administração, entre outras.


A principal característica dos cursos técnicos é a ênfase na prática profissional. Os alunos recebem treinamento específico em laboratórios e ambientes simulados, o que lhes proporciona vivência real das tarefas que irão executar em suas futuras ocupações.


Essa formação prática é complementada por conhecimentos teóricos que fundamentam o trabalho técnico. Dessa forma, os cursos técnicos preparam profissionais capacitados e versáteis, que podem rapidamente se inserir no mercado de trabalho e contribuir de maneira eficiente para os setores em que atuam.


Próximas etapas da matrícula

A partir de 29 de dezembro ocorrerão as designações dos estudantes para as escolas pretendidas. Na ocasião, os responsáveis pelos alunos receberão todas as informações pelo e-mail cadastrado no sistema ou poderão realizar a consulta no site da Seduc, clicando em Matrículas e selecionando Consulta candidato.


Posteriormente, entre 4 e 17 de janeiro de 2024, os candidatos e seus respectivos responsáveis precisarão confirmar a matrícula de forma presencial na escola de designação, apresentando as documentações necessárias para confirmar a vaga.


Eixos tecnológicos

A oferta dos cursos ocorre de forma integrada, concomitante ou subsequente ao Ensino Médio. As áreas profissionais estão divididas em 11 eixos tecnológicos. São eles: Recursos Naturais; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Produção Industrial; Segurança; Produção Cultural e Design; Produção Alimentícia; Infraestrutura; Informação e Comunicação; Gestão e Negócios; Controle e Processos Industriais; e Ambiente e Saúde.

Imagem: Arquivo.


Kommentare


bottom of page