
Ocorreu nesta quarta-feira dia 5 em Cachoeira do Sul, atividade junto a Colônia dos Pescadores Z13, com a entrega de 35 caixas Isotérmicas para pescadores artesanais do município e oficina de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. A Atividade intitulada Projeto REFRIGERAR foi promovida pela EMATER numa parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural-SDR, que está fornecendo equipamentos e qualificando pescadores artesanais do estado do Rio Grande do Sul.
Participaram da abertura da atividade o prefeito municipal Leandro Balardin com representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural-SMDR, a vereadora Ana Paula representando o Legislativo Municipal, o senhor Aldomar de Lima representando a diretoria da Colônia Z13 e e o Diretor do SDR senhor Alex Telchmann.

Na cerimônia de abertura, as autoridades presentes falaram da importância dos trabalhos junto aos pescadores locais e do Projeto REFRIGERAR para qualificar a atividade, reforçaram a importância dos trabalhos realizados pela EMATER junto a este público no município e as vantagens que os pescadores e os consumidores terão com o aumento da qualidade do pescado.
"Recebendo materiais e capacitações os pescadores artesanais poderão melhorar ainda mais a qualidade de seus produtos e oferecer pescados de qualidade para o consumidor do município e isso é fundamental do ponto de vista econômico e também no que se refere a Segurança Alimentar", frisou o engenheiro Agrônomo Luciano Mazuim, chefe da EMATER no município.

Logo após a abertura, ocorreu uma Oficina de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos ministradas pelos integrantes da equipe municipal da Emater Luciano Mazuim e Larisse Martin, onde foram tratados aspectos referentes a manipulação de alimentos e riscos de contaminações nos pescados, com intuito de alertar os pescadores sobre os riscos químicos, físicos e biológicos e de como devem ser evitados estes riscos visando elevar a durabilidade e qualidade dos pescados no município de Cachoeira do Sul.

Comments