top of page
Foto do escritorDa Redação

Emater inaugura mais uma agroindústria familiar, Maria Multialimentos, em Cachoeira



Na tarde desta quarta-feira, dia 18 de setembro, foi inaugurada mais uma agroindústria em Cachoeira do Sul, a Maria Multialimentos, agroindústria familiar agora cadastrada no Selo Sabor Gaúcho via EMATER.


A Agroindústria processará produtos vegetais minimamente processados como Abóbora descascada picada congelada e resfriada, Beterraba fatiada congelada e resfriada, Cebolinha picada congelada e resfriada, Cenoura fatiada congelada e resfriada, Couve chinesa picada congelada e resfriada, Couve folha picada congelada e resfriada, Repolho picado congelado e resfriado, Salsa picada congelada e resfriada, Laranja azeda descascada congelada para doce, Figo sem pele congelado para doce, Abóbora Cristalizada, Figo Cristalizado e Laranja Azeda cristalizado neste primeiro momento.


A Agroindústria pertence ao casal de agricultores familiares Maria Carvalho e Diesser Artier que possuem propriedade na BR 153, na entrada do Passo do Moura. A propriedade já é conhecida dos cachoeirenses por ser uma das pioneiras no estado no Projeto Flores para Todos da UFSM com a produção de Mini Girassóis Italianos entre outras flores.


Com a diversificação da propriedade busca-se a melhoria da renda através da agregação de valor aos produtos produzidos na propriedade e consequente melhoria na qualidade de vida dos moradores do meio Rural, frisou o Engenheiro Agrônomo Luciano Mazuim chefe do escritório local da EMATER ao fazer a entrega oficial do Selo Sabor Gaúcho na cerimônia que contou ainda com representantes do Sindicado dos Trabalhadores Rurais-STR.


Já faziam alguns anos que buscávamos agregar valor à nossa produção e oferecer a população produtos de qualidade, acreditamos que com este grande passo da inauguração da nossa agroindústria isso será possível salientou Maria de Carvalho.


Os produtos da Agroindústria Familiar Maria Multialimentos serão comercializados neste primeiro momento junto a Feira Livre municipal nas sextas-feiras, local que a Maria e o Diesser já atuam como feirante a mais de 10 anos, mas através do Programa Estadual de Agroindústria Familiar-PEAF e do Selo Sabor Gaúcho a partir deste momento os agricultores poderão comercializar seus produtos para as escolas através do Programa de Alimentação Escolar – PNAE e também aos exército e Mesa Brasil do SESC através do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA além de poderem participar sem custos de feiras oficiais do estado como FENARROZ, EXPOAGRO AFUBRA E EXPOINTER.


Neste empreendimento, foram investidos entre material de construção do prédio, mão de obra e equipamentos um total de R$ 50 mil, destes, R$ 35 mil foram acessados via recursos do FEAPER provenientes da Consulta Popular através dos projetos da realizados pela EMATER que além da elaboração do projeto de crédito, confeccionou a Planta Baixa, Memorial descritivo, Fluxograma, PPCI, Rotulagens, QR Codes entre outros benefícios concedidos.


Para ter acesso ao Programa Estadual de Agroindústria Familiar-PEAF os agricultores interessados precisam ter enquadramento no Cadastro de Agricultores Familiares – CAF e serem produtores da matéria prima e mais informações podem ser consultadas nos escritórios da EMATER.


A propriedade também se inscreveu no Programa Municipal de Incentivo as Agroindústrias o que reduz os custos dos alvarás para agroindústrias familiares.




Comentários


bottom of page