• Lenon Quoos

Emater projeta 3,59 milhões de toneladas na produção de trigo para 2021

A Emater elevou sua projeção para a produção de trigo em 2021, a 3,59 milhões de toneladas, ante os 2,89 milhões estimados em junho. Se confirmado, o volume representará um salto de 70% ante a safra anterior, que foi afetada por problemas climáticos mais severos.


O Rio Grande do Sul, segundo maior produtor de trigo do país, registrou chuvas em todo o Estado na última semana, que favoreceram o desenvolvimento do cereal, além de contribuírem para o preparo do solo onde será plantada a soja, informou a Emater-RS nesta quinta-feira.


Segundo a empresa de assistência técnica, vinculada à Secretaria de Agricultura estadual, 49% das lavouras de trigo estão em fase de enchimento de grãos, 37% em floração, 9% em maturação e 5% ainda em germinação e desenvolvimento vegetativo.


PLANTIO ACELERADO

O plantio do milho de verão da safra 2021/22 na região Centro e Sul do Brasil segue acelerado, aponta levantamento da Consultoria DATAGRO. De acordo com dados realizado até o dia 24 de setembro, os trabalhos de semeadura alcançaram 28,7% da área total esperada, ante 22,2% na semana anterior.


Segundo relatório da DATAGRO avanço semanal foi de 6,5%, acima dos 3,7% em igual momento de 2020 e em linha com os 6,6% da média normal de 5 anos para o período. O fluxo está agora um pouco superior aos 25,4% em igual momento do ano passado e bem acima dos 21,5% da média normal.

Foto: Mairo Piovesan


Banner para site-1.png