top of page
Foto do escritorDa Redação

Entidades da área veterinária realizam doações de medicamentos em ação solidária

Em um ato de solidariedade aos produtores afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, entidades da Medicina Veterinária se uniram e estão realizando doações de medicamentos para Instituições como a Emater/RS-Ascar, e também para profissionais da área que necessitem. A ação, que ocorreu nesta segunda-feira (27/05), no prédio da Medicina Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), é uma parceria entre o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan), Sociedade de Veterinária do Rio Grande do Sul (Sovergs), Sindicato de Médicos Veterinários do Rio Grande do Sul (Simvet) e Ufrgs.  


“As doações terão a finalidade de abastecer os 72 escritórios municipais do regional Porto Alegre da Emater/RS-Ascar e produtores rurais familiares”, explica o extensionista rural da Instituição, Ricardo Gutierrez de Oliveira. De acordo com ele, esses medicamentos variam entre parasitários, anti-inflamatórios, carrapaticidas, antibióticos, entre outros.  


“Para nós é uma satisfação poder fazer chegar esses produtos aos nossos assistidos, que neste momento de dificuldade estão sem recursos para adquirí-los”, declara Oliveira, destacando ainda que os medicamentos chegarão aos produtores de cada município necessitado por meio dos extensionistas dos escritórios municipais e com orientações de uso.  


“As doações das entidades da veterinária são de extrema importância, para que possam ser utilizados nos animais que foram atingidos pelas enchentes”, afirma o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Carlos Roberto Vieira da Cunha. Ele explica que foi realizado um breve levantamento com os extensionistas da área agropecuária para que possam ser realizados os atendimentos emergenciais.


“Existem lugares que não estão com casas agropecuárias abertas, pois foram atingidas ou, em outras situações, os produtores não estão com condições de adquirir esses medicamentos, por isso a relevância das doações para que possa ser mantida a sanidade animal dos rebanhos atingidos”, informa o extensionista.  

Estiveram presentes representando as entidades doadoras, Eduardo Amato e Carlos Estevão Quintana, da Sovergs, e os professores David Driemeier e Marcelo Bertolini, da Ufrgs.  

 



Comments