top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Equipes de engenheiros e geólogos de Porto Alegre vão analisar situação de Gramado após chuvas

Uma equipe de engenheiros e geólogos de Porto Alegre estará em Gramado nesta segunda-feira, 20, para analisar a situação do município, fortemente afetado pela chuva do final de semana. Na noite de domingo, 19, o bairro Três Pinheiros precisou ser evacuado após o surgimento de rachaduras no solo.


Além deste local, a comitiva deve percorrer outros locais, como o bairro Várzea Grande e o interior do município, que tem movimentação do solo e erosão. O prefeito Nestor Tissot afirma nunca ter visto situação semelhante e diz que a visita dos profissionais é uma das medidas para garantir a preservação de vidas.

— Precisamos saber qual a gravidade, se precisamos retirar mais pessoas de outros locais. Eles vão nos dizer o que deverá ou não ser interditado — comenta o prefeito. 


No bairro Três Pinheiros, uma rachadura de 150 metros de largura por um metro de profundidade é a maior preocupação, na Rua Ladeira das Acácias. A terra está em movimentação e, segundo a prefeitura, há chance de desabamento. Um prédio foi diretamente atingido e também apresenta risco de queda. 


As mais de 150 pessoas que moram no bairro estão sendo orientadas a irem para casa de parentes e amigos. Na manhã desta segunda, a Defesa Civil confirmou que todas já não estão mais no local. Quem não tem opção está sendo levado pela Defesa Civil para o ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Senador Salgado Filho, no bairro Piratini. Até o final da noite deste domingo, 38 pessoas foram realocadas.


— Estamos notando que, desde domingo, o solo segue cedendo. A preocupação é com a previsão de mais chuva nos próximos dias — diz o comandante da Defesa Civil do município, Cassio Júnior.

Imagem: Reprodução.

Comments


bottom of page