Um esgoto a céu aberto tem incomodado os moradores da Rua Vital Ayres, no bairro Universitário, em Cachoeira do Sul. A reclamação do mau cheiro é frequente. "Isso não me parece esgoto pluvial, pois tem um odor muito forte, o que pior em dias de chuva, pois se mistura com a água e vai parar na sanga", disse um morador que preferiu não se identificar.
O problema foi repassado para a Secretaria do Meio Ambiente e de Obras, que informaram que a atribuição é do Departamento de Vigilância Sanitária (DVS). O Fatos entrou em contato com o DVS pelo telefone e também por WhatsApp, mas não obteve retorno do questionamento realizado.
Esclarecimento da Corsan
A Corsan informa que ainda não há rede coletora de esgoto na Rua Vital Ayres, no bairro Noêmia, em Cachoeira do Sul. Em locais sem sistema de esgotamento sanitário, a responsabilidade pelo destino dos dejetos fica ao encargo dos proprietários dos imóveis, que devem instalar fossa séptica, filtro anaeróbico e sumidouro (poço morto).
Nesse sistema, as fossas sépticas retêm os resíduos por um tempo, para que seja feito um tratamento primário, e depois eles são lançados no sumidouro. Ali, os dejetos são filtrados antes de penetrarem no solo.
Comments