Em assembleia com prefeitos, organizada pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o governador Eduardo Leite anunciou, nesta quinta-feira, R$ 107,7 milhões para ajudar as cidades na reconstrução das estradas rurais ou vicinais, que são a primeira etapa de logística de escoamento da produção do Rio Grande do Sul. A manifestação ocorreu na Assembleia Geral de Prefeitos e Prefeitas, evento organizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), na Expointer.
Segundo Leite, o recurso já está disponibilizado, mas ainda faltam definir detalhes junto com a Famurs com relação à forma que será feito o repasse. “Nós vamos fazer o repasse fora do fundo da Defesa Civil, através da Secretaria de Agricultura. A preferência é que a gente possa fazer via consórcios municipais, pois temos mais de 300 municípios em situação de emergência. Se fizer convênio com cada, acabaria por demorar muito”, destacou Leite.
O recurso poderá ser empregado em maquinário e materiais, como cascalho e brita, para fazer a recuperação das vias. Leite também apresentou brevemente todos os programas estaduais criados para auxiliar os municípios após a catástrofe climática.
Imagem: Divulgação.
Comments