top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Estudantes da rede pública vão fazer a prova do Saeb e do Saers

Os estudantes do 2º (por amostragem), 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio da rede pública (municipal e estadual) participam entre o dia 29 de outubro até o dia 17 de novembro das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As datas estão sendo agendadas pelos avaliadores, diretamente com as escolas.


O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. As provas são de Português e Matemática.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.


O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, junto com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

SAERS - Entre os dias 20 de novembro e 1º de dezembro, acontece a prova do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers). Essa prova é aplicada aos estudantes do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio da rede pública (municipal e estadual), todos sem número mínimo de alunos. As provas são de Português e Matemática.


Essa avaliação visa fornecer evidências sobre a Educação Básica, qualificar a educação gaúcha e subsidiar a política de distribuição do ICMS a partir de resultados educacionais. Atualmente, Cachoeira do Sul está em 29º posição no ranking de retorno do ICMS.

Participar é importante para todos Incentivar os estudantes a participarem da prova do Saeb e do Saers é fundamental neste momento. A Secretária Municipal de Educação, Solanje Louzada, frisa que as escolas vêm trabalhando o assunto com os estudantes, buscando deixá-los não apenas preparados pedagogicamente, mas também tranquilos no dia da avaliação.


“Os estudantes não podem encarar isso como algo ruim. Por isso, cabe também às famílias incentivarem os filhos sobre a importância destas provas e encorajá-los a participar”, destaca Solanje. Cada escola tem agendado o dia da aplicação da prova e comunicará aos pais, buscando que nenhum aluno falte à aula neste dia.


Imagem: Arquivo.

Comments


bottom of page