top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Exposição "Terra Original" abre a comemoração do mês Guarani

A Secretaria Municipal de Cultura deu início nesta segunda-feira, 15, ao evento “Terra Original”, em comemoração ao mês Guarani. A programação vai até o dia 30 de abril. Durante estes dias, acontecem eventos descentralizados que contarão com sessões de cinema para escolas municipais, para o Colégio Sinodal Barão do Rio Branco e para as 3 aldeias indígenas da região.


Os filmes escolhidos pela secretaria, com a curadoria da secretária de Cultura Mirela Kruel, contam com dois documentários realizados por indígenas e cineastas gaúchos. Um dos títulos é o documentário “Um tempo para mim” da diretora Paola Mallmann. O filme recebeu diversos prêmios em festivais de cinema importantes no Brasil e no exterior.


O outro título, “Nhemongueta”, dos diretores Paola Mallmann e Eugênio Barboza, também recebeu prêmios em festivais de filmes etnográficos e no festival de cinema de Gramado.


“A ideia da Secretaria de Cultura é levar o cinema às aldeias indígenas e às escolas para fazer um cruzamento de olhares e perspectivas sobre as questões indígenas, multiplicando experiências e respeito à cultura Guarani”, explica a secretária Mirela.


Exposição de artesanato

Também sob a curadoria da Secretaria de Cultura, até o dia 30 de abril, acontece a exposição de arte indígena com peças de artesanato Guarani que, pela primeira vez, estarão dispostas no Museu Edyr Lima, mostrando a grande arte indígena em um lugar de acesso e de passagem de vários públicos interessados em arte, artesanato e povos originários. Todos os eventos são gratuitos.


Nesta segunda, a prefeita Angela Schuh esteve no Museu Edyr Lima, onde participou da abertura do evento “Terra Original” e da exposição de artesanato. O momento teve ainda a presença das turmas de 7º, 8º e 9º ano da Escola Zilah da Gama Mor, e dos caciques Albino (Aldeia Jataity), Alberto (Araxaty) e Sergio (Guabiju).


“Para nós, todo dia é dia do índio. Viemos para mostrar nosso trabalho, nossa cultura, música, dança, nosso idioma”, declarou o cacique Albino, agradecendo à Prefeitura e à Secretaria da Cultura pela oportunidade.


Programação

Dia 15 de abril a 30 de abril: Exposição de Arte Indígena “Terra Original” no Museu Edyr Lima.


Dia 19 de abril

10h20min: Sessão de cinema no Colégio Sinodal Barão do Rio Branco para os alunos do oitavo e nono ano.


Dia 22 de abril

10h: Sessão de cinema no Cine Via 7 para as Escolas Municipais - sessão gratuita - Escolas: Dora Abreu e Dinah Neri


Dia 22 de abril

17h30min: Sessão de Cinema na Aldeia Indígena Guabiju.


Dia 29 de abril

17h30min: Sessão de Cinema na Aldeia Araxaty







Fotos: Eloisa Uliana 

Comments


bottom of page