top of page
  • Lenon Quoos

Famílias abrigadas pela Prefeitura recebem 4 refeições diárias

Muitas famílias ribeirinhas de Cachoeira do Sul tiveram que sair de casa nos últimos dias devido a cheia do Rio Jacuí. Quem não tinha a casa de um familiar para permanecer, foi abrigado no Centro de Formação da Igreja Santo Antônio. Conforme o boletim emitido pela Defesa Civil no final da tarde desta segunda-feira, 11, estavam desabrigadas 14 famílias (21 adultos e 13 crianças).


No abrigo, todos eles recebem 4 refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar). De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Inclusão Social (Smis), Luís Fernando Godoi, a equipe do Lar Bem Me Quer está responsável por fazer as refeições das famílias. Além disso, há uma cozinha montada no local onde eles podem esquentar água para chá, café e chimarrão, além de fazer pequenos lanches.


HORÁRIO - Godoi explica que há horários preestabelecidos para as refeições para que se possa manter a organização o ambiente. De manhã, o café chega por volta de 7h e pode ser consumido até 9h. O almoço chega às 11h30min, o café da tarde é das 15h às 16h e o jantar às 19h30min. “Se eles precisam de algo neste meio tempo, as equipes que estão lá podem oferecer algum lanche. Além disso, a mesma refeição é que servida no Lar é servida também a eles. Sempre há, pelo menos, arroz, feijão, carne e saladas. O Lar tem uma nutricionista que elabora cuidadosamente este cardápio”, explica o secretário.


Tire suas dúvidas

A Prefeitura precisa de doações para atender estas famílias abrigadas?

Não. O cuidado e atendimento a estas famílias é de responsabilidade do Município. Se alguém quiser fazer alguma doação ela será prontamente levada às famílias, mas hoje todas elas têm alimentação garantida pela Assistência Social.


Há alguém da Prefeitura permanentemente no local?

Sim. Os servidores da Secretaria de Inclusão Social se revezam em dois turnos (das 7h às 13h e das 13h às 19h). Depois disso há um vigia no plantão das 19h às 7h


Quais as regras do abrigo?

É orientado que todos se recolham entre 22h às 7h. Pessoas embriagadas não podem ingressar no local. O cuidado com cada quarto onde as famílias estão abrigadas é de responsabilidade de cada um.


Existem atendimentos específicos?

Sim. As equipes do Creas e do Cras (Cidadania, Zona Norte e Frota) estão permanentemente no local em atendimento a adultos e crianças. Com os pequenos, há inclusive atividades recreativas.




Imagens: Ascom Prefeitura.


Comments


bottom of page