top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Farmácias básica e especializada do SUS vão mudar para a Av. Brasil



As farmácias básica municipal e especializada (do Estado) vão mudar de endereço a partir do próximo dia 15, saindo da sede da Secretaria Municipal da Saúde (antigo Hospital da Liga) para o prédio ocupado pela pasta na Avenida Brasil, 600.


O novo endereço, onde já operam o Centro de Saúde Princesa do Jacuí, o Laboratório Municipal e a unidade de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), atende à proposta da Administração Municipal de aproximar os serviços da região central a fim de facilitar o acesso da população residente nos diferentes bairros da cidade. A transferência das unidades dependia de adequações na estrutura interna do prédio e do mobiliário específico ao desempenho das funções de armazenagem, organização e dispensação das medicações.



Em razão das muitas providências que envolvem a mudança das acomodações, a Secretaria Municipal da Saúde decidiu estender o horário externo especial das farmácias, das 7h30 às 11h30, que já vinha sendo aplicado durante o mês de janeiro devido à defasagem de pessoal em decorrência das férias de servidores. “Os itens específicos, bem como os materiais do setor administrativo, estão sendo armazenados e transportados gradualmente para o novo espaço, tarefas que vem sendo desempenhadas pelas equipes dos setores no turno da tarde”, explica o titular da SMS, Paulo Gonçalves. O objetivo do secretário é conciliar as atividades a fim de que o serviço não seja interrompido aos pacientes até a reinauguração, prevista para o dia 15.




MAIS DO QUE DISPENSAÇÃO

A Farmácia Básica do SUS, sob a responsabilidade do Município, executa em média 4,5 mil atendimentos ao mês, numa demanda que gira em torno de 54 mil assistências/ano. Já na Farmácia Especializada, gerenciada pelo Governo do Estado, a média de atendimentos é de 2,3 mil por mês, envolvendo processos acerca de medicamentos, dietas, fórmulas e suplementos nutricionais. Em ambos os serviços, as tarefas vão além da dispensação dos itens


As equipes são envolvidas no recebimento das entregas, armazenamento, controle do estoque e protocolos de manejo para a entrega dos produtos aos usuários do SUS. Na farmácia municipal, acrescenta-se ainda todo o processo administrativo que envolve as compras dos itens, enquanto que na unidade do Estado existem as demandas burocráticas que envolvem o ingresso e acompanhamento dos processos para a liberação dos itens essenciais aos tratamentos pelo Governo do Estado.


CENTRO AMPLIADO DE ATENÇÃO À SAÚDE (CAAS)

Endereço: Avenida Brasil, 600

  • Centro de Saúde Princesa do Jacuí

  • Laboratório Municipal

  • PICS - Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

  • Farmácias Básica e Especializada do SUS


Informações: (51) 9 9659-0876


Fotos/Texto: Viviane Souza - Ascom SMS

Comments


bottom of page