top of page

Festa das Cucas inicia nesta quinta com entrada gratuita no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • 10 de jun.
  • 4 min de leitura

Em junho, o aroma doce das cucas vai tomar conta de Santa Cruz do Sul, transformando a cidade em um grande convite ao sabor e à tradição. De 12 a 15, o Parque da Oktoberfest será o cenário da 25ª Festa das Cucas, uma edição especial que celebra 25 anos de histórias, enaltecendo um clássico que atravessa gerações.


          Um dos destaques da programação será o tradicional Pavilhão das Padarias, onde 18 estabelecimentos locais irão comercializar a estrela da festa: cucas de diversos sabores. Participam desta edição as padarias Cucas da Vitória, Connfeipão, Cucas da Rosana, Cucas Gressler, Cucas Haubert, Dalila, Docemania, Cucas Waechter, Du Cheff, Jamaica, Lisaruth, Nutryce, Pães da Santinha, Panificadora Cristal, Pritsch, Panisul, Roque Schuh e Santa Delícias. Além das receitas concorrentes do 17º Concurso da Melhor Cuca de Santa Cruz do Sul, que já elegeu as três vencedoras, o público encontrará uma variedade de opções que celebram a herança e a tradição da culinária germânica.


          A festa também contará com feira comercial, reunindo mais de 20 expositores de segmentos como vestuário, cama, mesa e banho, calçados, brinquedos, cuias e brindes, além de feira de artesanato e da agricultura familiar. Entre as atrações, destacam-se ainda a comercialização de linguiças artesanais, praça de alimentação, venda do prato típico de cuca com linguiça, parque de diversões, oficinas de gastronomia e dois palcos com mais de 25 horas de programação cultural, incluindo música, dança e outras expressões artísticas.


          Melhor cuca  -  Em maio, a população santa-cruzense conheceu o trio das cucas soberanas da festa. A padaria Panisul conquistou o título de Rainha do 17º Concurso da Melhor Cuca de Santa Cruz do Sul com a cuca "Oma Liebe", uma homenagem ao amor de vó, feita com creme de laranja, keschmier (queijo da culinária alemã), streusel (farofa de açúcar) e raspas de casca de laranja. A primeira princesa foi a padaria Cucas da Rosana, com a receita "Raízes", que combina creme de ovos, leite condensado, doce de abóbora, cravo, coco e streusel, destacando sabores afetivos e tradicionais. A segunda princesa ficou com a Panificadora Cristal, que apresentou a cuca "Celebrar", elaborada com creme de leite condensado, chocolate branco, essência de champagne, morangos, maçã e streusel.


         Tradição -  Ao longo dos 25 anos de história, a Festa das Cucas se estabeleceu como patrimônio cultural e gastronômico de Santa Cruz do Sul, reunindo milhares de visitantes a cada edição. Nos últimos dez anos, mais de 685 mil pessoas passaram pelo evento, que também registra marcos expressivos, como as 50 mil cucas vendidas em 2017. Nem mesmo a pandemia interrompeu essa trajetória: em 2021, a festa foi realizada no formato drive-thru, demonstrando sua capacidade de adaptação e resiliência. A expectativa para esta edição comemorativa é superar as marcas anteriores, reforçando ainda mais sua importância para a cultura e a economia local. A programação e informações da festa podem ser conferidas em https://www.festadascucas.com.br/ ou @festadascucas no Instagram.


         Cuca do Bem - Em todas as edições, a Festa das Cucas realiza a tradicional Cuca do Bem. Neste ano, a ação solidária aconteceu no dia 24 de maio, na Praça Getúlio Vargas, em Santa Cruz do Sul, com a participação de 17 padarias. Cada unidade foi comercializada por R$20,00 e o público encontrou uma variedade de sabores. Do valor total, 50% será doado ao Hospital Santa Cruz (HSC). A iniciativa ocorre desde 2017, em que foram arrecadados mais de R$ 50 mil para a instituição de saúde, graças ao apoio da comunidade e de parceiros. A produção das cucas contou com o apoio especial da Farinha Moinho Nordeste, que doou a farinha e o fermento.


Programação:

Quinta-feira, 12 de junho

12h - Abertura do Parque

12h - Bandinha Itinerante

13h - Animação Cultural com Tertulino Brandão

13h30 - Apresentação do Coral Santa Maturidade Grupo Sesc Maturidade Ativa

14h - Apresentação Grupo de Dança - Alegria não tem idade, de Vera Cruz

14h30 - Stand Up Bailão do Tertulino Brandão

15h30 - Banda Musical Impacto

16h - Ação Social Pedacinhos de Amor - "Tricotaço da maturidade Ativa" Encontro de grupos para tricotar quadradinhos de lã e confecção de colchas para doação

17h - Apresentação de Danças Populares do Grupo Sesc Maturidade Ativa e Jef's Studio de Dança

18h - Bandinha Itinerante

18h30 - Animação Cultural com Tertulino Brandão

19h - Encerramento da Festa


 Sexta-feira, 13 de junho

12h - Abertura do Parque 

13h - Cuca comemorativa aos 25 anos de Festa das Cucas (degustação para os visitantes)

14h - Banda Nova Geração

17h30 - Érico Fanfa e Trio

19h - Encerramento da Festa


 Sábado, 14 de junho

10h - Abertura do Parque

11h - Banda do Quartel

12h às 14h30 - Paulo Ricardo Fagundes e banda

14h - Voz e Violão Denis Job

14h30 - Apresentação Centro Cultural o 25 de Julho  (Mirim, Infantil e Juvenil)

15h30 - Apresentação Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz

16h - Bandinha Típica Itinerante / Banda Fest

16h30 às 18h30 - Jô Bitencourt e Banda

17h - Voz e violão com Rodrigo Jaegger

19h - Lobos da Estepe

20h - Fechamento Pav. Cuqueiras

21h - Encerramento da Festa


Domingo, 15 de junho

8h - 8º Pedal das Cucas

10h - Abertura do Parque

11h - Voz e violão com Prego Lima

12h - Dupla nativista Cássio e Fernando

14h30 - Banda Feitoria

16h - Bandinha Típica Itinerante / Banda Fest

16h - Voz e violão com Guinther

16h30 - Banda Dale Baile

18h - Encerramento da Festa

Foto em anexo: As vencedoras do Concurso da Melhor Cuca 2025 e Festas das Cucas 2024  Crédito foto: Bruno Pedry


Comentarios


bottom of page