Figueiró busca com Sebastião Melo, o projeto Prefeito da Praça
- Da Redação
- 13 de fev.
- 2 min de leitura
O vereador Marcelo Figueiró esteve em reunião com Sebastião Melo, prefeito reeleito de Porto Alegre. Figueiró visitou a capital buscando novas ideias para melhorar a vida em Cachoeira. Melo, que é do mesmo partido de Figueiró, o MDB, apresentou ao vereador o projeto “PREFEITO DA PRAÇA”. O programa potencializa as ações dos moradores que auxiliam suas regiões, criando um canal direto com a prefeitura. Além disto concede o título honorífico “PREFEITO DA PRAÇA” a quem colabora com os espaços públicos de lazer. Também participou da reunião a coordenadora do projeto, Professora Regina Machado.
CIDADANIA RECONHECIDA
Conforme Figueiró, a prefeitura de Porto Alegre identificou que a maioria das suas praças possuía pessoas que voluntariamente zelavam pelas áreas de lazer, faziam pequenos reparos e avisavam a administração de possíveis problemas. Observando esta atuação o projeto “PREFEITO DA PRAÇA” passou a conceder a estes cidadãos o título honorífico de prefeito da praça. A partir daí o poder público fornece preferência aos pedidos destes líderes em relação as áreas de lazer dos seus territórios. Hoje a capital já possui mais de quatrocentos prefeitos, nas setecentas praças do município.
POTENCIALIZANDO AJUDA
O prefeito, Sebastião Melo, por sua vez explicou que: “O projeto prefeito das praças busca incentivar a ação cidadã de pessoas que já cuidam de suas comunidades. Mais que isto, potencializa o trabalho que desenvolvem voluntariamente, através do auxílio da prefeitura. Para ser prefeito de praça basta a pessoa se inscrever no site da prefeitura, assumindo direitos e deveres que a função honorífica concede. Uma vez por mês nomeamos novos prefeitos e posteriormente fornecemos apoio para que possam ajudar a sua comunidade e incentivar também a participação dos vizinhos neste processo”, explica o mandatário emedebista.
PREFEITOS PARA CACHOEIRA
Figueiró finaliza, “Esta é uma grande ideia de conscientização, cidadania e participação popular. Em Cachoeira, vários locais tomaram forma de praça, após o envolvimento da população. Entre estes locais podemos citar a praça do Soares. Pretendo encaminhar a prefeitura um projeto sugestão para que possamos desenvolver ação parecida e incentivar nossos cidadãos a participar da melhoria dos nossos locais públicos de lazer”, explica.

Comments