O veículo do Google Street View foi flagrado novamente percorrendo as ruas de Cachoeira do Sul nesta quarta-feira, 13 de dezembro. A visita acontece periodicamente para capturar imagens das ruas e vias a partir de uma câmera alocada acima do teto do veículo. Com placas de São Paulo, o carro está passando por diversas localidades do município, com o objetivo de coletar imagens para atualizar as localizações na plataforma.
O Google Street View vem realizando a atualização de Cachoeira desde o ano passado, após ter realizado a última há 12 anos. Durante esse tempo, a cidade sofreu evoluções com o surgimento e fechamento de novas ruas, pontos de referências, empresas, prédios, loteamentos residenciais.
Os carros do Google Street View geralmente contam com nove câmeras direcionais, sendo oito delas localizadas nas laterais do equipamento para visões em 360°. No topo é usada uma lente olho de peixe para captar a visão de 290° vertical.
O GOOGLE STREET VIEW
O Google Street View foi lançado em maio de 2007 com a intenção de permitir a todos uma exploração do mundo por imagens tridimensionais. Isso fez com que fosse possível ir além da visão aérea restrita de antes para realmente “viajar” pelas cidades como se a câmera fosse um pedestre.
O funcionamento é realmente muito simples. Tudo o que você precisa fazer é, por meio do Google Maps, ir até uma cidade e clicar no pequeno boneco amarelo (batizado de “Pegman” pelos criadores) que fica acima da barra de zoom, no lado esquerdo da tela. Ao arrastar o Pegman para fora da barra, as ruas que ficarem azuis indicam onde o Google Street View está presente com a imagens tridimensionais. Solte-o em uma rua e pronto, a visualização muda automaticamente.
A Google coleta as imagens usando câmeras especiais, além de fazer automaticamente a combinação das fotos tiradas com a localização exata, graças ao GPS (Sistema de Posicionamento Global). As imagens são totalmente panorâmicas, girando 360° no sentido horizontal e 290° no vertical.
Comments