top of page
  • Lenon Quoos

HCB comemora o Dia Mundial da Segurança do Paciente

O Dia Mundial da Segurança do Paciente é celebrado neste domingo, 17 de setembro, e como tema do ano de 2023, a Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente definiu: “Engajar pacientes para a segurança do paciente“, em reconhecimento ao papel crucial que pacientes, familiares e cuidadores desempenham na segurança dos cuidados de saúde.


Pensando nisso, nesta semana, os times de Segurança do Paciente e o Núcleo de Qualidade e Segurança do HCB realizaram atividades nos âmbitos da instituição, a fim de disseminar a cultura de segurança do paciente e o envolvimento do mesmo no cuidado.


Os profissionais assistenciais e administrativos participaram de um jogo interativo de tabuleiro, reforçando a importância da Notificação de incidentes na saúde.

Com os pacientes internados e acompanhantes, foi realizado abordagem sobre a Segurança do Paciente, estimulando o paciente no envolvimento ativo de seus próprios cuidados e oportunizando acesso a notificações de incidentes ou riscos que possam ocorrer durante o cuidado.


O envolvimento da família e o conhecimento dos profissionais de saúde sobre a importância da Segurança do Paciente é uma das principais estratégias para avançar na eliminação de danos evitáveis na assistência à saúde.


Comments


bottom of page