Considerando a situação de calamidade pública em que se encontra o Estado do Rio Grande do Sul, conforme Decreto Estadual n°. 57.596/2024, o que implica em inúmeras dificuldades operacionais aos hospitais neste momento, o HCB recebeu via transporte nesta quinta-feira, 9 de maio, insumos para hemodiálise suficientes para atendimento até o dia 14, além de mais oxigênio por via terrestre, suficientes para 15 dias, com base no consumo atual.
Na segunda-feira, 6 de maio, o HCB já havia recebido por transporte aéreo, 18 cilindros de oxigênio e insumos para hemodiálise para continuidade dos tratamentos a curto prazo.. Também nesta data foram recebidos medicamentos transportados de Santa Cruz e Passo Fundo, com apoio de aviões particulares, que realizaram o transporte em caráter beneficente.
SAIBA MAIS
Cachoeira do Sul apresenta dificuldade de acesso terrestre, existindo nesse momento apenas uma rota liberada, que dá acesso ao Município de Passo Fundo/RS, não existindo estabilidade quanto à situação, que pode ser alterada a todo momento em decorrência das condições climáticas e das estradas.
Não menos importante referir que a situação gravíssima em que se encontram outros municípios do Estado, como Porto Alegre e Santa Maria, influenciam diretamente no dia a dia de Cachoeira do Sul e do HCB.
NOTA DO HCB
"Diante de todo o relatado, informamos que, dada a incapacidade momentânea de fornecimento de materiais, insumos, OPMEs, oxigênio e instrumental, somando-se, ainda, o fornecimento precário de água potável, durante esta semana SERÃO REALIZADOS SOMENTE PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS DE EMERGÊNCIA, ficando suspensos os procedimentos eletivos e os considerados tempos sensíveis"
A partir do dia 13 de maio de 2024, será avaliada a possibilidade de execução das cirurgias consideradas tempos sensíveis. Não temos previsão, ainda, quanto à retomada das eletivas.
Imagens: Divulgação.
Comments