Nesta quarta-feira, 19 de junho, o grupo de idosos do Sesc Maturidade Ativa de Cachoeira do Sul participou de uma atividade especial junto a profissionais do curso de Psicologia da Ulbra. A ação ocorreu na sede do Sesc e contou com a participação das acadêmicas de psicologia Cátia Oliveira e Alexia Huff, que promoveram uma conversa sobre violência contra a pessoa idosa.
“A iniciativa integrou a programação da campanha Junho Violeta que, em várias partes do mundo, visa chamar atenção sobre o tema, abordando como não só violências físicas, mas psicológicas, patrimoniais e de abandono afetam pessoas na terceira idade”, explica Lidiane Oliveira, facilitadora responsável pelo grupo na cidade. Como abordar, lidar e se manter alerta ao assunto foram alguns dos tópicos abordados.
Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa – Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o programa está há mais de 20 anos no Estado com o objetivo de promover qualidade de vida e envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva. Atualmente, são 59 grupos ativos com atividades sistemáticas no RS. Mais informações em www.sesc-rs.com.br/assistencia/maturidadeativa.
Imagem: Sesc Cachoeira.
Comments