top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Igor Noronha | Giro da Semana

REAÇÃO Episódios envolvendo mudança no percentual de aporte do ITR (Imposto Territorial Rural) ao Fundo para a Infraestrutura do Meio Rural (FunInfraRural) e a nomeação para a titularidade da pasta da Agricultura, onde o Prefeito JOG, após pressões, voltou atrás é nova prova de que o governo municipal apenas reage aos fatos, ao contrário do competente gestor que (age) planejando suas ações.

SUCESSÃO Grupo de comunicação que goza da intimidade do Paço lança os planos caso o Prefeito JOG não concorra à reeleição. Assim como afirmei que o PL puxaria o tapete de GG, penso que se JOG não concorrer ele também não concorre. Só lembrando o leitor que na última GG só assumiu que concorreria após JOG se lançar.

CONTRADIÇÃO O governo municipal resiste em pagar o que decorre do piso do magistério, mas lamenta o fim do programa Escolas Cívico-Militares pelo governo federal, onde pessoal da reserva recebia, somente a título de gratificação, mais do que ganham professores da rede pública.

ÓLEO DE PEROBA É o que precisa a face de muitos pseudo defensores da educação com o fim das escolas cívico-militares, programa de um governo vencido nas urnas, instituído por decreto. Onde estavam estes arautos quando o governo anterior retirava recursos do ensino e da pesquisa?

POR FALAR NISSO Ano que vem é o último do atual Plano Nacional da Educação (Lei Federal nº 13.005/2014). Naquilo que compete ao município, estamos na metade da meta em educação infantil. Na educação fundamental temos apenas 69% dos estudantes com 16 anos com esta etapa concluída. Tem um ano pela frente para atingirmos o estabelecido.

TRÂNSITO Preocupa a quantidade de acidentes que acontecem, muitos (os menos graves) ficam somente nos grupos de WhatsApp. Na grande maioria a falta de atenção é a causadora. Outros perigos são as máximas que vigem no nosso trânsito: a imortalidade da faixa de segurança (pedestre põe o pé nela e vai) e a imunidade do pisca alerta, pelo qual se para onde bem quiser.

UERGS COM DOUTORADO Foi aprovado o primeiro doutorado da Universidade Estadual. Será em Educação e ministrado na Unidade em Osório. Avaliado com a nota 4 (vai até 5) pela Capes.





Igor Noronha


댓글


bottom of page