top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Igor Noronha | Giro da Semana

A CAÇASSÃO DE JOG

A pretensão de alguns é um processo longo e tormentoso. Imaginar que um político carreirista como o Prefeito afastado, dar-se-ia vencido é ingenuidade, qualidade que não cabe quando de faz política. A tentativa de investigação, via laudo policial para ter a prova de que o pó encontrado não era mesmo pó pelotense vai se perder. O Código Civil (art. 4º) diz que são incapazes. Aberto o impedimento por isso, a tese do coitadismo (já difundida por aqui) fará com que ele possa seguir na Prefeitura.


A CAÇASSÃO DE JOG II

Sobram duas possibilidades, o não atendimento aos pedidos de informação e o não cumprimento da lei orçamentária, ou seja, as emendas impositivas dos vereadores. O decreto lei 201, de 1967, do tempo da ditadura, define isso como infrações político-administrativas sujeitas ao julgamento pela Câmara dos Vereadores e sancionadas com a cassação do mandato (art. 4º).


DUVIDO

A situação chegou ao ponto que chegou por que a responsabilidade fiscalizatória foi negligenciada, à exceção de uns 3 ou 4, mas que sozinhos, entre 15, não teriam força. A opção da maioria foi pela venda nos olhos e ouvidos, em troca de alguns cargos na Prefeitura. Por isso eu divido que daqui a menos de 180 dias o afastado JOG não volte. Nunca esperei tanto estar enganado.


PESQUISA

Nova rodada com a intensão de voto do cachoeirense foi divulgada pelo JP. Com JOG fora, até aqui, é natural que GG tenha assumido a liderança. Surpreendente é o desempenho de Leandro Balardin que o deixa, considerando margem de erro (quase 6 pontos), tecnicamente empatado com o ex-prefeito. Também é favorável ao candidato tucano, que vai disputar sua 4ª eleição (disputou 2012, 2016 e 2020), o índice de rejeição, pois é a menor entre os pesquisados. Este é um fator muito importante. Quanto aos indecisos achei que seria maior, somente 17%. Pesquisa é um retrato no momento, tem muita água para passar debaixo dessa ponte.


ANÁLISES

Ao ler possibilidade do MDB ou o PT estar junto com GG, indicando o vice, lembro da frase do candidato Lula ao presidente Bolsonaro em um debate de 2022: “nós não estamos vivendo no mesmo país”. A família Figueiró, que domina o MDB, não nutre nenhuma simpatia por GG e a recíproca é verdadeira. Junto aos Trabalhadores, a impossibilidade é a filiação do ex-prefeito. Enquanto estiver no PL não tem bric.


UERGS

A 2ª Jornada Acadêmica da Agronomia de Cachoeira do Sul mostrou novamente a qualidade do ensino ministrado aqui. Palestrantes de renome engrandeceram o evento. Organização de parabéns. Fica meu agradecimento ao presidente da Câmara, Magaiver Dias, pela cessão das dependências diante do contratempo do local.


CONSULTA POPULAR

Amanhã estarei em São Sepé para a primeira Assembleia Regional. Definiremos as 6 demandas, das 33 propostas feitas pelos municípios do Corede Jacuí-Centro, que estarão na cédula da votação que acontece de 27/11 a 01/12. Para que as cidades recebam o recurso é preciso de pelo menos 2% dos eleitores daquele município votem.


CARAVANA FEDERATIVA

A municipalidade se fez presente. A prefeita e integrantes de várias pastas percorreram estandes do evento do governo federal que reuniu vários ministérios e bancos púbicos para auxiliar na implementação de políticas públicas. Fazer relação com o governo federal é sábia decisão. Cachoeira já ganhou muito (UAB, UFSM, UPA, etc.) com esta interação.


CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO

No início me espantava ver manifestações de pessoas que mal sabem a história do Rio Grande do Sul falar com tanta veemência sobre o lado que defendem. Após ler e assistir várias análises, indico a fala do Ciro Gomes. Está disponível no YouTube no https://www.youtube.com/watch?v=lJvanl5L_y0. Em pouco mais de 30 minutos ele traz uma lúcida abordagem histórica e sob o aspecto do direito. Vale a pena assistir.

Igor Noronha

Comments


bottom of page