top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Igor Noronha | Giro da Semana

TRANSPARÊNCIA?

Se a ideia é abrir a caixa preta, por que parlamentares serão chamados ao gabinete? A prefeita tem credibilidade junto à comunidade e a qualidade aumentaria se a apresentação dos problemas financeiros da cidade fosse feito na Câmara, por exemplo, como uma audiência pública, onde o munícipe pagador de impostos, para quem vai a fatura de um eventual novo parcelamento do FAPS, poderia assistir e/ou participar.


CÁLCULO ATUARIAL

Indica o percentual que deve ser cobrado dos segurados do FAPS e a cota patronal da Prefeitura. Regulamentado pela Lei Federal nº 9.717 de 1998, aponta normas gerais de contabilidade e atuária para garantir o seu equilíbrio financeiro e atuarial do Fundo. O último, até onde se sabe, foi feito em 2019 e foi usado para justificar a reforma de 2021. De lá para cá não se tem notícia de um novo, atualizado.


CONTRIBUIÇÃO DOS APOSENTADOS

A atualização do cálculo atuarial do FAPS é necessária para justificar a cobrança dos aposentados. Sabe-se qual o percentual que deve corretamente ser cobrado?


PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Ronaldo Trohjan deve ser confirmado para dirigir o legislativo ano que vem conformando o acordo. Ele volta para o parlamento no final deste mês. Cogitar não cumprir o acordo firmado é teste de credibilidade que muitos não devem querer se submeter, ainda mais que as eleições estão se aproximando.


LIMPEZA URBANA

A semana não foi fácil para a concessionária que recolhe nossos resíduos. De atolamento nas ruas intransitáveis da cidade ao fogo em um caminhão. Ainda bem que não teve feridos.


ARBELO

Novo presidente da Fenarroz, Tomas Arbelo Neto, assume prestando contas, demonstrando transparência. Que a gestão dele seja boa, de sucesso ao nosso maior evento. Como sugestão fica que a feira do ano que vem tenha também o lado festivo, voltado à população. Agradaria a todos.


AUMENTO DE IMPOSTOS

O anúncio pelo governo do estado, além de estar descumprindo promessa de campanha gerou reações em todos os setores da economia. Governo vendido como inovador, está fazendo mais do mesmo. Há várias gestões que a solução apresentada é tomar mais dinheiro da população.


ENQUANTO ISSO...

Médicos têm relatado que não receberam nada de aumento pelos serviços prestados pelo IPERGS, apesar do aumento da contribuição estar vigendo para os servidores há bastante tempo. O resultado disso é que se liga para os consultórios e a resposta é não para consultas ou se tem é para muito tempo à frente.


PONTE DO FANDANGO

Além dos indícios de desvios na prefeitura divulgados nacionalmente, viramos notifica negativa novamente. Ferrugem, artista nacional que veio se apresentar na cidade e sua equipe teve que fazer a travessia do cartão postal a pé. Será que a banda pesava tanto assim? Quem pesa se passo ali toda semana e nunca vi nada medindo?

Igor Noronha


Comments


bottom of page