• Da Redação

Igor Noronha | Giro da Semana

FHC com Lula


Reunião de nomes, só personalismos. Um estabilizou o país, terminou com o fantasma da inflação. O outro teve grandes avanços sociais. No que esse binômio (estabilidade e apelo social) pode servir ao país? Esperava mais de dois ex-presidentes, reeleitos, que uma unidade oportunista para tentarem vencer um adversário comum. Eduardo Leite já tratou de dizer que não concorda com o sociólogo, com quem fora se aconselhar dia desses.


5G


A nova geração de internet móvel está prestes a chegar ao Brasil. Com velocidade ultrarrápida (20 vezes mais rápida do que o 4G) vai facilitar a conectividade das máquinas, melhorando a interação e aumentando a velocidade e a segurança na troca de dados. Paralelo a isso, foi lançada uma linha de crédito de US$ 1 bilhão, através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para impulsionar a digitalização de serviços públicos em estados e municípios de todo o país. A linha de crédito é, denominada Brasil Mais Digital.


CONTRADIÇÃO


Não consigo entender como um governo que prega e difunde o aumento da digitalização dos serviços defende tanto voto impresso. Só posso concluir que é pela “prestação de contas”.


DADOS


Ter à disposição dados confiáveis é o primeiro passo para a elaboração de corretas políticas públicas. O recurso escasso deve ser investido de forma eficiente e eficaz. Fui contra a extinção, no governo passado, da FEE (Fundação de Economia e Estatística) e a FEPAGRO (Fundação de Pesquisa Agropecuária), pois seus dados, principalmente aqueles que tratam da nossa vocação econômica, são muito importantes. O corte do orçamento do IBGE, revertido pelo STF, mostrou isso. A ciência estatística agradece por prevalecer sobre o achismo irresponsável.


EDSON BRUM


Cumpriu mais uma de suas promessas quando assumiu a pasta do desenvolvimento gaúcho. Foi aprovado na Assembleia a mudança no Fundopem, tornando o programa menos burocrático. O Fundo Operação Empresa do Estado é o principal mecanismo de atração de investimentos do Rio Grande do Sul. O benefício é concedido a empresas que realizem projetos de investimentos que resultem na implantação ou expansão de unidades industriais, gerando empregos e riqueza para os gaúchos.


EDUCAÇÃO


Enquanto muitas de nossas crianças acessam com destreza qualquer eletrônico como queremos que elas, em plena era da digitalização, encontrem graça no quadro verde e no giz? Estudos revelam que vários fatores contribuem para o desinteresse dos alunos: a falta de recursos pedagógicos ou tecnológicos é um deles. Abrir linha de crédito para aquisição de equipamentos e dar acessibilidade, através de um chip, não contribui para isso.


TRANSPARÊNCIA


A publicidade das lives feitas pela Câmara de Vereadores pelo Facebook sobre a COVID-19, cada uma a R$ 462,00, segue sem a indicação do número do contrato que originou.


TRÂNSITO


Como alertado aqui em 10 de abril, o Secretário de Obras, Luciano Lara deu atenção ao cruzamento das ruas Pinheiro Machado com a Juvêncio Soares. Como as demandas seguem, uma conversa com o DNIT resolveria o problema de conversão no final da Marcelo Gama. Esta semana precisei acessar um estabelecimento e tive que ir até o trevo de acesso, após o clube comercial, contornando-o. Foi um grande desperdício de tempo.


Igor Noronha



anúncie aqui!.png
1/1571