top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Igor Noronha | Giro da Semana

TRATAMENTO PRECOCE

A melhor definição eu encontrei com Cleber Bevegnú: “A pandemia traz consigo uma grande confusão de informações, o que ajuda a ampliar o ambiente de ansiedade, medo e até desilusão, decorrente de incertezas científicas. Está muito difícil para a pessoa comum enfrentar tudo isso, eis que se sente marionete na mão de gigantes. Além do vírus, portanto, temos confusão e brigalhada para todo o lado”.

VACINA JÁ

Acredito que todos os sensatos são unânimes quanto à vacinação. Ela é prioritária e como na guerra, vamos dar uma trégua às narrativas de ambos os lados e depois que a população estiver imunizada voltamos à grenalização que virou tudo no Brasil ultimamente. Por falar em guerra, nossos combatentes de linha de frente estão esgotados, nossa reverência a todos eles e o desejo que tenham força e não nos desamparem.

SUS

Para quem ainda insiste em questionar a importância do Estado ou a sua drástica diminuição sempre é bom recordar que é a mão pública que produz nossas vacinas. Butantã, com 90% das vacinas que imunizam os brasileiros, e a Fiocruz. E outra, o cenário de capacidade estourada dos hospitais privados está obrigando as pessoas a procurarem o sistema público de saúde. O nosso é referência no mundo.

SALIM MATTAR

O ideário de liberalismo do ex-secretário do Ministério da Economia é estranho. Sua empresa, a Localiza, como todas as locadoras de veículos, não andam sem as mãos do Estado ao volante. Compram carros das montadoras sem pagar IPI e ICMS e quando não mais se interessam, vendem o produto adquirido com desconto pelo valor de mercado. O estado brasileiro, entrega de bandeja cerca de 5 bilhões de reais por ano. Diante dessas injustiças é urgente e necessária a Reforma Tributária. A PEC da impunidade pode esperar.

AQUI TAMBÉM TEM

Não é só em nível nacional que temos “empresários” que viabilizam seu negócio às custas de dinheiro público. Ano passado foram R$ 398 mil e este ano, graças a falta de vontade do Executivo em fechar a torneira, com apenas 2 meses de governo foram quase R$ 50 mil ao Jornal impresso local.

EDSON BRUM

Nascido aqui no Bexiga e Deputado Estadual de 5 mandatos assume a Secretaria Estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico com o restabelecimento da Sala do Investidor, a desburocratização do Fundopem e o fomento, via BRDE e BADESUL do comércio, indústria e prestação de serviço como pauta. As respostas do estado à crise são urgentes.

BANDEIRA PRETA

A controversa classificação por bandeiras tem suas peculiaridades. O governo do Estado as institui e vai ao STF pedir liberação das aulas. Outra aparente contradição é a proibição de açougues e padarias. Estes, por serem do ramo de alimentação, não poderiam funcionar, desafogando a aglomeração nos grandes mercados?

MDB e PSDB

Estão bem próximos para a eleição ao governo do estado ano que vem, com Alceu Moreira como candidato e Paula Mascarenhas a vice. As cicatrizes da última eleição como o fluxo de caixa e o “tira a bunda da cadeira” com que Eduardo Leite atacava Sartori parece que cicatrizaram.

GABRIEL SOUZA

Com a candidatura de Alceu Moreira a governador o atual presidente da Assembleia vai buscar uma vaga em Brasília, como deputado federal.

Igor Noronha


bottom of page