top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Igor Noronha | Giro da Semana

ULBRA

Devemos comemorar a homologação da recuperação judicial da Universidade que, juntamente com UERGS, UAB, UFSM e tantas outras, faz de Cachoeira do Sul um grande polo de educação superior. Muitos profissionais, de destacada atuação local, são egressos da Luterana. Decepcionei-me com o Banrisul, o “banco de todos os gaúchos” que após ter ajudado a redigir o acordo fora contra. A própria juíza do caso mencionou que ele agiu com deslealdade. De grande papel que representa na economia do estado, como todos os bancos públicos, não podemos esquecer que o governo do estado pretende entregá-lo à iniciativa privada. Ainda saberemos o que levou a tal atitude.


CONSULTA POPULAR

Cachoeira do Sul perdeu a oportunidade de ter investido R$ 275 mil em quaisquer das 4 políticas públicas previstas na consulta deste ano por não ter conseguido mobilizar 2% do seu eleitorado. Apenas 152 cachoeirenses participaram do certame. Eram necessários pouco mais de 1300. O recurso será distribuído entre as demais cidades do Corede Jacuí centro que conseguiram o engajamento da população: Cerro Branco, Novo Cabrais e São Sepé. Além de Cachoeira do Sul, Restinga Seca e Vila Nova do Sul também não tiveram a adesão necessária.


MEIO AMBIENTE

Toda destinação correta e sustentável de resíduo deve ser comemorada. No momento que o Executivo anuncia a vinda de uma usina que vai aproveitar praticamente todo o resíduo para a geração de energia, importa questionar sobre a manutenção dos contratos com as demais empresas que atuam no setor. Qual a razão de mais contêineres laranjas sendo espalhados na cidade?


ELETRÔNICO

Este formato já está presente em muitos atos da vida das pessoas. Leis, portarias, resoluções, sentenças, muitas normas que disciplinam situações, dão direitos ou estabelecem punições são publicadas de forma digital sem que nenhum prejuízo concreto fosse apresentado. Brindemos a evolução.


PRIVILÉGIOS

O Tribunal de Justiça suspendeu o decreto legislativo da Assembleia que impedia o pagamento de auxílio saúde aos membros do Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública. Ainda que tenham direito ao IPERGS, como qualquer servidor público, a casta privilegiada do serviço público, que goza da prerrogativa de se auto aumentar, terá o reembolso de até 7% do seu salário a cada mês desde março. Montesquieu, o teórico que escreveu sobre a separação dos poderes se revira, pois freios e contrapesos não existem mais. Está na hora do único poder que não emana do povo entender qual sua função típica. É de lembrar a liminar dada pelo ministro Fux, do STF, sobre o auxílio moradia. O exemplo vem de cima.


MAGISTÉRIO ESTADUAL

Depois de amargar parcelamentos e vários anos sem aumento, o reajuste desigual proposto pelo governo do estado está gerando grande revolta na classe.


SIMONE TEBET

O lançamento da Senadora, do MDB por Mato Grosso do Sul, deu uma movimentada no cenário político. Segundo a Folha de São Paulo foi o nome mais buscado nas 24 horas seguintes ao lançamento.



Igor Noronha

bottom of page