top of page
Foto do escritorDa Redação

Inscrições abertas para a maior competição de tecnologia entre escolas do Brasil

A Maratona Tech, considerada a maior competição de tecnologia entre escolas do país, está com inscrições abertas até o dia 28 de julho. A Secretaria de Educação (Seduc) é parceira do evento, que reúne estudantes e professores de todo o Brasil para desenvolver projetos de inovação, despertando o interesse dos jovens pelas carreiras de tecnologia.


Idealizada pelo Movimento Tech e realizada pela Associação Cactus, a maratona também busca combater as desigualdades e ampliar oportunidades no mercado de trabalho, impulsionando o protagonismo juvenil. As organizações e entidades envolvidas trabalham na capacitação e fomento de vagas na área de tecnologia.


A iniciativa é voltada para estudantes do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para participar, as escolas interessadas podem preencher o cadastro no site do Portal Olímpico. As inscrições são gratuitas e não exigem conhecimento prévio sobre o tema.


A escola precisa informar o respectivo código MEC/INEP, que será considerado o número de identificação para a Maratona Tech durante todo o processo. As escolas com mais de uma filial e com códigos MEC/INEP diferentes devem se inscrever por código e não por rede. Após o cadastro no Portal, será enviado um e-mail de confirmação da inscrição.


A maratona ocorre de agosto a outubro, dividida em duas fases. Na primeira, os professores que representam cada escola recebem uma formação exclusiva para aplicar um desafio aos estudantes. São disponibilizados um plano de aula e suporte pedagógico, que servem de base para propor trabalhos relacionados ao projeto de vida em profissões de tecnologia.


As propostas são alinhadas às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como pensamento científico, crítico, e criativo; cultura digital; autogestão e autonomia.


A partir das tarefas desenvolvidas, os professores selecionam os alunos que se classificam para a segunda fase. Nessa etapa, os estudantes devem responder perguntas via aplicativo de mensagem, seguindo uma trilha de aprendizagens em formato de ciclo e atividades avaliativas, além de receberem conteúdos conectados a pensamento computacional e lógica.


Em novembro, a cerimônia de premiação nacional irá reconhecer as escolas e estudantes que obtiveram os melhores resultados de progresso ao longo de toda a maratona. Serão premiados, no total, 525 estudantes, com medalhas, bolsas de estudo em cursos de tecnologia, certificados e convites para imersões tecnológicas em empresas da área.


Em 2023, mais de 214 mil estudantes de todos os estados do Brasil participaram do evento.


Comments


bottom of page