top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Inscrições para o Processo Seletivo Seriado 2024 da UFSM seguem até o dia 22


Seguem até o dia 22 de dezembro, as inscrições para o Processo Seletivo Seriado 2024 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) através desse link. A Pró-Reitoria de Graduação divulgou no início de dezembro o edital e o Manual do Processo Seletivo Seriado UFSM 2024. A prova será aplicada no dia 13 de janeiro, das 13h30min às 16h30min, nas cidades de Cachoeira do Sul/RS, Caxias do Sul/RS, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Frederico Westphalen/RS, Palmeira da Missões/RS, Passo Fundo/RS, Porto Alegre/RS, Santa Cruz do Sul/RS, Santa Maria/RS, Pelotas/RS e Uruguaiana/RS. 


Neste ano, será aplicada apenas a prova do Processo Seletivo Seriado 1 (PSS1). O processo seletivo será constituído por uma prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha, referente ao 1º ano do Ensino Médio. 


A escolha pelo curso ou pela modalidade de Cota ou Ampla Concorrência será realizada somente quando for feita a inscrição para o Processo Seletivo Seriado 3 (PSS3).


A taxa de inscrição do vestibular é de R$ 60,00 e deve ser paga até 26 de dezembro. O período para solicitação de isenção da taxa foi até dia 05 de dezembro.


São ofertadas 1832 vagas para ingresso em 2024, divididas entre os campi de Cachoeira do Sul/RS, Frederico Westphalen/RS, Palmeira das Missões/RS e Santa Maria/RS.


Escolha das Cotas

Durante o processo de inscrição, o candidato poderá escolher entre 8 tipos diferentes de cotas, sem contar a ampla concorrência. Há também a opção das vagas suplementares, para candidatos medalhistas em competições de conhecimento e candidatos com 60 anos ou mais. O estudante deve analisar todas as cotas disponíveis, verificar se está enquadrado em uma delas e se possui a documentação necessária para comprová-la. No caso de adequação a mais de uma cota, deve-se optar por apenas uma delas. Se não se enquadrar em nenhuma, deve optar pela ampla concorrência.


Para se inscrever em qualquer uma das oito cotas disponíveis, é obrigatório que o candidato tenha cursado o ensino médio integralmente em escola pública. Finalizado o período de inscrição, não é possível trocar a opção de Cota, Ampla Concorrência ou vagas suplementares.


SAIBA MAIS

Para ter acesso ao sistema de inscrição, o/a candidato/a deverá possuir cadastro no sistema de login único do Governo Federal (gov.br). 

Dúvidas referentes a inscrição no processo seletivo devem ser encaminhadas diretamente para o e-mail  falecom@nisa.ufsm.br

O Manual do Processo Seletivo UFSM 2024 contém normas e informações detalhadas, relativas à sistemática de inscrição e demais informações necessárias ao candidato.

Também já estão abertas as inscrições para o Vestibular UFSM 2024.

Comments


bottom of page