top of page
  • Lenon Quoos

Irga inicia obras na Barragem do Capané nesta segunda-feira



A Secretaria Municipal do Interior e Transportes informa que a partir desta segunda-feira, 27 de setembro, o Instituto Riograndense do Arroz (Irga) dará início à construção de dreno do maciço da Barragem do Capané. Em função disso, os acessos ao local (nas BRs 153 e 290) serão interrompidos temporariamente. O serviço será executado pela empresa Dalla Nora - Arquitetura & Construção, com fiscalização de engenheiros do IRGA.


O projeto de recuperação total do maciço da barragem chegará à casa dos R$ 50 milhões, contemplando a impermeabilização total do maciço, projeto este que exigirá uma grande demanda de tempo para sua execução e envolverá elevados recursos financeiros e para os quais não há previsão orçamentária. De forma emergencial, a construção de um dreno de pé ao longo de toda a extensão da taipa da barragem (aproximadamente 2,3 quilômetros), também ficando ajustado pela implantação do PAE - Plano de Ação Emergencial a ser desenvolvido por profissionais do Irga junto com a Prefeitura e Defesa Civil de Cachoeira do Sul neste caso, havendo uma mobilização perante toda a comunidade eventualmente atingida em caso de rompimento da barragem.


Também será realizada obra de modificação do nível do canal extravasor, permitindo assim garantir que o nível máximo permitido de represamento de água seja respeitado. Essa última intervenção terá início já nos próximos dias, em razão do apoio privado anunciado pela Associação dos Usuários, que auxiliarão com o emprego de máquinas pesadas, que ocorrerá com orientação e supervisão de técnicos da autarquia.


Com esses posicionamentos tomados, ficou decidido que, paulatinamente, ocorrerá a elevação do nível da água para que, assim, haja uma mitigação dos eventuais prejuízos que os produtores rurais teriam.

Foto: Divulgação


bottom of page