top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Jéssica Oliveira | Piso de concreto polido

O piso de concreto polido já é muito utilizado em locais onde há grande fluxo de veículos e está se tornando cada vez mais usual em outros tipos de projetos de construção e design de interiores oferecendo uma combinação de estética moderna, durabilidade e baixa manutenção.


Essa técnica de acabamento transforma o concreto bruto em uma superfície lisa, brilhante e altamente resistente, adequada para uma grande variedade de aplicações como em projetos comerciais, residenciais, restaurantes, garagens, armazéns, etc.


Vantagens do piso de concreto polido:

·         Durabilidade: uma vez polido e selado de forma correta, o piso de concreto polido se torna altamente resistente a riscos, manchas, impactos e abrasão.

·         Facilidade de limpeza: por ser polido, a facilidade de limpeza do dia a dia se torna mais prática, rápida e econômica, com varreduras e quando necessário água e sabão.

·         Estética moderna e elegante: a superfície brilhante pode dar um toque de sofisticação a qualquer ambiente, complementando com uma variedade de estilos de decoração desde o industrial até o contemporâneo.

·         Versatilidade: esse tipo de piso é facilmente personalizável pois permite a aplicação de corantes, agregados decorativos entre outras possibilidades de opções de design.

·         Fácil e rápido: o concreto é um material amplamente disponível e de fácil e rápida aplicação na execução desse tipo de piso.


De modo geral os pisos polidos tem um toque frio em comparação com piso vinílico e laminado por exemplo, dependendo de cada caso, pode tornar o ambiente um pouco desconfortável. Uma desvantagem é a difícil reparação desse tipo de piso quando executado de forma incorreta, podendo causar danos significativos, o que torna o custo do reparo elevado por ser mais complexo.


O processo da execução do piso de concreto polido envolve uma série de etapas, se iniciando pelo nivelamento do solo, instalação das malhas de ferro no solo nivelado, lançamento do concreto, formando uma base sólida e uniforme. O concreto para essa utilização possui um traço especifico que deve ser seguida para permitir a realização do acabamento, além de manter a durabilidade e desempenho.


Após a concretagem, é necessário fazer o nivelamento e aguardar o processo de cura do concreto para em seguida fazer o polimento, cada tipo de acabamento é realizado com técnicas diferentes, produtos e equipamentos específicos, sendo importante a contratação de mão de obra especializada.


 O polimento é realizado com abrasivos diamantados para lixar e polir a superfície, removendo as imperfeições e deixando o concreto com seu brilho natural, finalizando com selantes e endurecedores para proteger o concreto tornando-o mais durável.


Após o piso pronto é necessário fazer as juntas de dilatação, normalmente feitas com uma serra, que são pequenos cortes que permitem a dilatação natural do concreto, evitando fissuras ou desplacamentos.


Existe mais de uma forma de executar o piso de concreto polido, o que depende de cada caso e podem necessitar de soluções mais complexas e especificas, sendo necessário a contratação de um profissional especializado para garantir que o projeto seja adequado ao local, contratando também o acompanhamento da obra, o profissional fiscaliza a correta execução para garantir a durabilidade e desempenho corretos.


Com a devida atenção ao processo de projeto e execução, o piso de concreto polido pode oferecer uma solução durável e esteticamente atraente para uma variedade de ambientes.


Jéssica Oliveira.

 

 

 

 

Comments


bottom of page