top of page

Jornalista Fernanda Baumhardt lança e autografa livro em Cachoeira

  • Foto do escritor: Da Redação
    Da Redação
  • 3 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

De família cachoeirense, a jornalista Fernanda Baumhardt voltou à cidade de seus avós para o lançamento de seu livro “Vozes à flor da pele – uma humanitária brasileira em busca de propósito” (Ed. Lacre), na Livraria Santos do Viveiro Cultural, que aconteceu no final da tarde desta sexta-feira, 3 de novembro. Fernanda abandonou a carreira na CNN de Los Angeles (EUA) para iniciar um caminho humanitário, contando a história de comunidades devastadas por desastres como terremotos e inundações, em campos de refugiados e em áreas de conflitos armados.


Fernanda tem raízes em Cachoeira do Sul, cidade onde visitava a família quando era criança. “Minha avó materna, Mafalda Schneider Mocellin (in memorian), nasceu e foi criada na cidade. Eu passava minhas férias de infância galopando na fazenda dos meus bisavôs, na fazenda Piquiri”, conta a jornalista.


Ela atuou como especialista em Comunicação com Comunidades Afetadas por Desastres em 40 missões e projetos humanitários em comunidades de mais de 30 países, junto a diferentes organizações como o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, diversos organismos das Nações Unidas (ONU) e Conselho Norueguês para Refugiados (NRC), tanto na linha de frente quanto em posições mais estratégicas e de coordenação. “Minha principal missão é amplificar as vozes das comunidades para que sejam ouvidas nas mesas de decisões humanitárias e recebam as respostas adequadas” afirma a autora.


Na bagagem dessa robusta experiência, um acervo de mais de 8 mil fotografias e cerca de 300 horas de filmagens e depoimentos. Todo o trabalho foi registrado e mostra a amplificação de vozes de quem nunca teve, especialmente as mulheres. “Elas soltaram a voz e me ensinaram muito”, diz Fernanda, o que inspirou o título do livro que chega agora, em Porto Alegre, depois do lançamento feito no Rio, no mês passado.


Na curadoria do livro, condução de entrevistas e edição, Fernanda Baumhardt contou com a colaboração da jornalista e ex-editora da revista Marie Claire, Rosane Queiroz. “Minha voz falada serviu como base para a minha escrita resultando em um tom bastante intimista” revela a gaúcha.


O livro, de 244 páginas, vem com texto de apresentação de Rogério Mobilia, vice-diretor regional do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários para a América Latina e Caribe (UN OCHA). Traz fotos de mulheres com o microfone nas mãos e de Fernanda em campo. O prefácio vem assinado pela jornalista gaúcha Maria Paula Carvalho, jornalista, baseada na Rádio France Internacionale, em Paris.


Fernanda revela, em “Vozes à flor da pele”, os bastidores do mundo humanitário, um setor, em geral, romantizado no imaginário das pessoas. Ela expõe, sem filtro e com coragem, seus dilemas e as difíceis escolhas pessoais que teve que fazer pelo caminho. O livro destaca as histórias de 11 mulheres (migrantes e refugiadas), entrelaçadas à voz e questionamentos da própria autora durante a sua trajetória.




Ficha técnica:

Vozes à flor da pele – uma humanitária brasileira em busca de propósito

Editora: Lacre (2023) 244 páginas

Apresentação de Rogerio Mobilia – Vice-diretor regional do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários para a América Latina e Caribe

Prefácio - Maria Paula de Carvalho – jornalista, baseada na Rádio France Internationale, em Paris

Curadoria e edição: Rosane Queiroz, ex-editora da revisa Marie Claire





Comments


bottom of page