top of page

Jovem Rafael Augusto busca seus sonhos vendendo doces nas ruas de Cachoeira

Lenon Quoos

O jovem Rafael Augusto da Silveira, de 24 anos, têm chamado a atenção dos cachoeirenses nas ruas e redes sociais pela sua determinação e mensagens de motivação que divulga diariamente durante a busca do seu sustento ao comercializar produtos nas sinaleiras de Cachoeira do Sul.


Nas redes sociais, como o Facebook e Instagram, o jovem compartilha suas vivências diariamente, sempre com mensagens motivadoras para os seus seguidores, além de realizar ações sociais, levando alimentos e roupas a quem precisa, adquiridos com o seu próprio dinheiro. O Fatos 24h ao descobrir e perceber a garra, persistência, dedicação, humildade e iniciativa exemplar do jovem decidiu contatá-lo na semana passada com o objetivo de nos mostrar como é a sua vivência e quais seus princípios e conselhos de vida, já que é um jovem que vem se destacando por não ter uma rotina convencional como a maioria.


Natural de Cachoeira, Rafael conta que vem de uma família simples que lhe ensinou a ter humildade e respeitar o próximo. "Não importa quem seja, do pintor ao médico, do gari ao advogado, todos somos iguais com seus sonhos e objetivos, ninguém é melhor do que ninguém", afirma.


Conhecido por vender doces na sinaleira da Avenida Marcelo Gama com a Rua Bento Gonçalves, o jovem conta que a ideia veio da internet e da experiência que adquiriu acompanhando pessoas que trabalha, dessa forma em outras cidades. "A primeira vez que vendi na rua já fazem uns cinco anos, mas que criei coragem e tornei profissão única faz 1 ano e 6 meses", destaca.


Rafael comercializa doces balas, gomas, chocolates, rapaduras, entre outros. "Estou pensando em um novo empreendimento, porém, não vou contar ainda até ter certeza de que será viável. No verão eu vendia água no semáforo e era sucesso de vendas. Cada dia encaro como uma nova oportunidade e o tipo de venda varia, os horários são normalmente durante o dia, mas às vezes trabalho à noite também. Já os locais são nos semáforos da cidade ou nas calçadas para os pedestres", salienta.


Ele conta que no momento não está cursando nenhuma capacitação, mas que segue em constante aprendizado através das experiências que vivencia nas ruas e na internet. "Estou morando no bairro Gonçalves em direção a Ulbra, uma área bem movimentada da cidade, onde na esquina de casa já vejo uma oportunidade de ganhar dinheiro que é a sinaleira da Marcelo Gama com a Bento Gonçalves. "Muitos carros passam neste local, inclusive de outras cidades. Foi ali que eu conquistei o meu espaço já vai fazer dois anos, tanto no inverno como no verão. Notei várias oportunidades de empreendedorismo naquela região", frisa.


Sobre a cidade de Cachoeira, o jovem tem a impressão de que não está muito evoluída em comparação a outras cidades do mesmo porte. "Muitas que eram menores já evoluíram mais que a gente, mas também depende de nós habitantes fazer algo para inovar, surpreender, ou seja acreditar mais em si e sair da zona de conforto para obter resultados melhores", finaliza.


Fatos Pergunta:

Se inspirou em alguém? Que mensagem você manda para os jovens que não correm atrás?

"Me inspirei no Eliezer do canal "Viainfinda" onde ele me mostrou a possibilidade de fazer dinheiro viajando, contando a sua história através da venda de balas. O recado que eu dou para os jovens é que se você quer algo você tem que buscar e não ficar esperando a hora certa. Também não se deve ter medo, pois o tempo vai passar. Pode dar errado? Pode sim, mas também pode dar muito certo, então principalmente coloque fé naquilo que você acredita e vá buscar, agradeça mesmo no pouco. Se fizer isso uma hora você vai chegar aonde deseja".


1 Comment


ademirazambuja120171
Jul 04, 2024

Te dou os parabéns e te desejo muito sucesso com as bênçãos de Deus. Meu filho também começou assim. Vai em frente que dá certo. Abraços

Like
bottom of page