top of page
  • Lenon Quoos

Juliana Mesquita | As relações tóxicas

A maioria das pessoas já viveu uma relação tóxica ou abusiva, seja ela afetiva, familiar, social ou profissional. Atualmente, muito se fala de relações afetivas abusivas especialmente que mulheres enfrentam em casamentos ou namoros em que há danos emocionais. As relações tóxicas causam traumas nas pessoas, diminuem a autoestima e impedem o crescimento durante a vida.


Infelizmente, muitas pessoas nem tem consciência de que estão vivendo uma relação abusiva e acabam se conformando com uma situação que apenas lhe traz tristeza e regressos. Podemos ter relações tóxicas em um relacionamento amoroso no qual um dos parceiros acaba diminuindo a autoestima da outra pessoa com indiferença, hostilidade e desprezo. Nas relações familiares também enfrentamos isso com pais ou filhos que usam o fato de ser da família para explorar um dos membros. Na vida profissional, também existem casos graves de relações abusivas tais como perseguições e manipulações. Enfim, onde há relacionamentos, há o risco de abuso emocional.


Quando nos conhecemos e nos fortalecemos internamente, ficamos mais preparados para enfrentar e impedir que certos abusos ocorram. A pessoa mais vulnerável, acaba aceitando que a opinião dos demais lhe diminua e lhe agrida. Por isso é importante nos conhecermos e tomar atitudes para se sentir com mais força frente a tais situações e se afastar de pessoas exploradoras e manipuladoras. Dar limites a pessoas abusivas é extremamente importante, isto especialmente nas relações abusivas familiares. Afinal de contas, ninguém vai dizer para deixarmos de ser ‘bonzinhos’ e nunca dizer não.


No mapa astral, muitas vezes identificamos tendências a relações tóxicas, mas quando a pessoa tem consciência desta tendência, ela pode mudar o rumo de sua vida e evitar fatos recorrentes de abuso. O importante do autoconhecimento é usar isso como uma ferramenta de crescimento, pois ninguém consegue ser feliz mantendo relações danosas e abusivas.


Juliana Mesquita.


bottom of page