Os cachoeirenses que tiverem saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) podem solicitar o Saque Calamidade. A decisão de incluir todos os moradores de Cachoeira do Sul ocorreu a partir de uma decisão judicial, assinada nesta terça-feira, 28 de maio, pelo juiz Felipe Veit Leal, da 6ª Vara Federal de Porto Alegre (RS), que atendeu pedido do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública da União. Na agência da Caixa do município, já há esse direcionamento para os cidadãos que buscam informações sobre o benefício.
A situação de calamidade pública que ainda está sendo vivenciada pelo Rio Grande do Sul, sem dimensões dos estragos dessa tragédia natural, justifica a extensão da medida antecipatória aos Municípios de Cachoeira do Sul e Alvorada, que tem essa situação reconhecida pelo Governo.
Previsto na Lei 8.036/1990, o Saque Calamidade considera a urgência e gravidade dos eventos climáticos que levam municípios a declararem a Situação de Emergência ou Calamidade Pública. Como Cachoeira do Sul decretou situação de Calamidade Pública em 17 de maio, está apta para o auxílio. Assim, moradores que tiverem saldo no FGTS poderão sacar até R$ 6.220.
Vale ressaltar que esse dinheiro não será dado pelo governo, pois já era do trabalhador com carteira assinada que tem conta do fundo de garantia. Para sacar, além de ter a conta do FGTS, o trabalhador precisa ter saldo. Esse benefício é diferente do auxílio emergencial de R$ 5,1 mil que o governo federal prometeu repassar para todos os afetados pelas enchentes, mas que ainda não tem data para ser pago.
O Saque Calamidade estará disponível em até 48 horas, após a intimação dos advogados da CEF, para todos os moradores de Cachoeira, independente se o local foi ou não afetado, mediante comprovação de residência no município. Para aqueles que tiverem problemas no aplicativo do FGTS, a orientação é procurar o atendimento presencial para consulta ou atualização de cadastro, caso necessário.
Como solicitar o saque calamidade
Para pedir a liberação do benefício, o trabalhador que tem direito deve seguir os seguintes passos:
Baixar e acessar o app FGTS. Clique na opção "Meus Saques"
Escolha a opção "Outras Situações de Saques"
Selecione o motivo do saque como "Calamidade Pública"
Selecione a cidade e clique em "Continuar"
Escolha uma das opções para receber o benefício: crédito em conta bancária de qualquer instituição ou saque presencial
Faça o upload (o envio) dos documentos requeridos
Confira os documentos anexados e confirme
Após a confirmação dos documentos e informações, a Caixa irá analisar a solicitação e, caso esteja tudo certo, o valor será creditado na conta informada.
Documentos necessários
Segundo a Caixa Econômica Federal, os documentos necessários para a solicitação são:
Carteira de identidade — também são aceitos carteira de habilitação e passaporte — sendo necessário o envio frente e verso do documento
Selfie (foto de rosto) com o mesmo documento de identificação aparecendo na foto
Comprovante de residência para cidades com mais de 50 mil habitantes em nome do trabalhador: conta de luz, água, telefone, gás, fatura de internet e/ou TV, fatura de cartão de crédito, entre outros, emitido até 120 dias antes do decreto de calamidade
Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a)
Comentarios