A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos ouviu nesta quarta-feira, 25 de outubro, em Assuntos Gerais, os depoimentos de mães que denunciaram violação de direitos no atendimento de crianças com autismo em Cachoeira do Sul, onde os serviços não estariam sendo oferecidos pela prefeitura.
Por solicitação da deputada Laura Sito, as mães de crianças autistas Greice Pereira, Elisângela Rodrigues e Michele, de Cachoeira do Sul, denunciaram a precariedade da rede de atendimento do município da região central do estado. Conforme Greice, há um ano recebeu o diagnóstico de autismo do filho e buscou atendimento. A única alternativa foi o deslocamento de 130 km até Caçapava do Sul, com carro da prefeitura, em condições precárias. A criança entrou em crise e voltou com crises sucessivas para casa.
Elisângela Rodrigues disse que a cidade está sem atendimento especializado. O projeto Te Acolhe, do governo estadual, não contempla as necessidades das crianças com síndrome autista, restando apenas a opção do deslocamento até Caçapava do Sul. Pediu que a CCDH tome providências.
Michele, com filho autista com 23 anos, relatou o descomprometimento da cidade com os serviços às pessoas com deficiência. Observou que há anúncios de tratamento através dos Centros de Referências Regionais, mas estes não contemplam a totalidade dos casos de cada município.
A deputada Luciana Genro referiu as emendas individuais dos deputados ao orçamento do estado, cujo prazo já encerrou, mas sugeriu tentar a inclusão dessa pauta no orçamento do Estado, buscando alocação de recursos para Cachoeira do Sul. Bruna Rodrigues sugeriu que a bancada federal também seja envolvida na busca de recursos para que esses atendimentos sejam plenamente realizados em Cachoeira e nos demais municípios gaúchos.
Presenças Nesta quarta-feira registraram presença as deputadas Laura Sito (PT), presidente, Luciana Genro (PSOL) e Bruna Rodrigues (PCdoB), e os deputados Airton Lima (PODE), que presidiu a reunião ordinária, Adão Pretto Filho (PT), Gaúcho da Geral (PSD), Issur Koch (PP), Gerson Burmann (PDT), Kaká D’Ávila (PSDB), e Sergio Peres (Republicanos).

Imagem: Celso Bender.
Comments