top of page
Foto do escritorDa Redação

Maestro cachoeirense Dilber Alonso lança seu primeiro livro na 51ª Feira do Livro de Santa Maria



Em Cachoeira do Sul há 25 anos, o maestro Dilber Alonso, regente e idealizador da Orquestra Filarmônica de Cachoeira, lança o seu primeiro livro " O Maestro e a Orquestra o CEO e a empresa ", no próximo dia 1º de setembro, às 17h, na 51ª Feira do Livro de Santa Maria. Junto haverá uma sessão de autógrafos e às 19h ocorrerá um concerto com Dilber Alonso e Orquestra, no Theatro Treze de Maio.


O livro desvenda alguns segredos da liderança, gestão e produção cultural ao traçar um paralelo entre a regência de uma orquestra e a administração de uma empresa. A obra revela a notável capacidade criativa e flexibilidade de Alonso, evidenciando como suas estratégias vão além do convencional.


Ao compartilhar sua experiência, Alonso ressalta as responsabilidades e habilidades essenciais para gestores, líderes e empreendedores em ambos os campos. A narrativa, embasada em vivências e experiências do autor, oferece uma perspectiva envolvente e instrutiva sobre como o maestro e o CEO, como líderes, mantêm-se atentos ao novo sem perder as bases sólidas que fundamentam suas decisões.


"O Maestro e a Orquestra o CEO e a empresa" é mais que um livro; é uma valiosa conversa entre autor e leitor, proporcionando insights valiosos para quem busca aprimorar suas habilidades de liderança e gestão, independentemente do palco em que atua.


Espetáculo na Feira do Livro:

Um espetáculo que conta a história do surgimento da figura do “ Maestro” na frente de Orquestras, com obras que vão da renascença à música contemporânea.

Desde o surgimento desse gênero musical (Orquestra) é possível traçarmos paralelos com modelos de liderança, gestão de pessoas, relações humanas e claro o deleite de cada música de acordo com a estética e característica de seu respectivo período.


Nesse espetáculo temos um personagem importante que merece uma homenagem com a estreia de uma música que ilustra seus mais de 40 anos de dedicação ao ensino, a performance e a Orquestra de Santa Maria; o maestro, professor e músico Ênio Guerra.


Uma música composta exclusivamente para esse momento, um poema sinfônico que ao final da estreia da obra, o homenageado receberá uma batuta, as partituras e a carta de homenagem da feira do livro.

 

Sobre o autor:

Dilber Alonso, natural de Muriaé, Minas Gerais, estabeleceu-se no Rio Grande do Sul, onde reside há mais de duas décadas em Cachoeira do Sul. Estudou Canto lírico e composição musical na Universidade Federal de Pelotas, possui ainda Bacharelado em Música/Clarineta pela Universidade Federal de Santa Maria e especialização em Regência Orquestral pela ALPHA/Facec.


Além de sua atuação como compositor, músico e maestro, Dilber destaca-se como consultor de empresas e palestrante. É o CEO na IMusic Escola de Música e da DCA Produtora Cultural, consolidando sua presença tanto no cenário musical quanto no âmbito empresarial e cultural.


Ainda como empreendedor e junto com alguns entusiastas da Cultura, fundou recentemente a Orquestra Filarmônica de Cachoeira do Sul, que nesse ano de 2024 se destacou na difusão da música de concerto no interior do estado, com uma temporada artística que inclui concertos Sinfônicos com programas de peças standard e estreia obras importantes para a formação orquestral, além de espetáculos temáticos como o Elvis in Concert e a série de música de Câmara; todos eventos com grade público e com um nível artístico considerado único.


Um pouco da História do Autor

Dilber Alonso, tem em seu currículo como compositor a estreia de mais de 100 obras no Brasil e exterior, que inclui peças para diversas formação, espetáculos musicais e produções de roteiros e espetáculos inteiros com peças inéditas.


Por mais de 6 anos trabalhou como assessor artístico da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, tendo a oportunidade de escrever dezenas de orquestrações, arranjos e espetáculos como: Novas Bossas com Dida Larruscain, Vozes Negras, Beatles In concert, Abba In concert, Concerto Pampeano com músicas Gaúchas, musicais infantis entre tantos outros.


Fora o Diretor artístico do projeto Orquestra Banrisul na cidade Cultura, além de roteirista e diretor do Longa Metragem Memórias de um Sinfônica – Documentário que conta um pouco da História da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, levou ainda ao palco do theatro treze de maio dezenas de espetáculos para todas as idades e com diferentes gêneros e estéticas musicais nos últimos anos.





Comments