top of page

Matrículas da Rede Estadual abertas: Cachoeira oferta mais de 1,2 mil vagas em diferentes modalidades

  • Foto do escritor: Lenon Quoos
    Lenon Quoos
  • 8 de out.
  • 2 min de leitura

Começou na última nesta sexta-feira, 3 de outubro, o período de matrículas para o ano letivo de 2026 na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. O processo deve ser realizado até o dia 2 de novembro, exclusivamente pelo portal de matrículas da Secretaria Estadual da Educação (Seduc).


Em Cachoeira do Sul, serão oferecidas 1.255 vagas nas escolas estaduais, distribuídas entre Ensino Fundamental, Ensino Médio (regular, integral e noturno), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos técnicos profissionalizantes.


De acordo com a 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), essas vagas correspondem às novas matrículas, ou seja, não incluem os alunos que já estudam na rede, uma vez que a vaga para o próximo ano é garantida automaticamente aos estudantes que permanecem na mesma escola.


Na prática, as vagas excedentes destinam-se a alunos que ingressam no 1º ano, a transferências entre escolas ou a casos de mudança de município.


As vagas estão organizadas da seguinte forma:

Ensino Fundamental: 470 vagas

Ensino Médio Regular: 120 vagas

Ensino Médio em Tempo Integral: 365 vagas

Ensino Médio Noturno: 150 vagas

EJA Fundamental: 50 vagas

EJA Médio: 75 vagas

EJATEC: 25 vagas

ree

Além dessas oportunidades, a Mostra das Escolas Estaduais de Educação Profissional (MEP) também apresentou as ofertas de cursos técnicos disponíveis na região.


Cursos Técnicos e Escolas da Região

As escolas estaduais da área de abrangência da 24ª CRE, incluindo unidades de Cachoeira do Sul e municípios vizinhos, oferecerão cursos técnicos nas modalidades concomitante e subsequente, em turno noturno, voltados à formação profissional.


Confira a relação de cursos e vagas:

  • Conceição: Agropecuária – 30 vagas (diurno) e 30 vagas (noturno); Integrado ao Ensino Médio – 50 vagas - Cachoeira do Sul

  • João Neves: Curso Normal (Aproveitamento de Estudos) – 40 vagas diurno e 40 noturno; Curso Normal Ensino Médio – 40 vagas diurno - Cachoeira do Sul;

  • Antônio Vicente: Informática para Internet – 30 vagas (concomitante/subsequente – noturno) - Cachoeira do Sul

  • Borges de Medeiros: Administração – 40 vagas (concomitante/subsequente – noturno); Integrado ao Ensino Médio – 60 vagas - Cachoeira do Sul

  • Diva Costa Fachin: Contabilidade – 40 vagas (concomitante/subsequente – noturno) - Cachoeira do Sul


NA REGIÃO

  • Dom Érico: Administração – 30 vagas (concomitante/subsequente – noturno)

  • Arroio do Tigre: Agropecuária – 30 vagas (concomitante/subsequente – noturno)

  • Érico Veríssimo: Administração – 30 vagas (concomitante/subsequente – noturno)


Processo e etapas

Durante o período de inscrições, os pais, responsáveis ou o próprio estudante (se maior de idade) devem preencher o formulário eletrônico no site da Seduc, informando CPF e podendo escolher até quatro opções de escolas por ordem de preferência.


A confirmação presencial da matrícula deverá ser feita entre 8 e 19 de dezembro, na escola designada. O não comparecimento nesse período implicará a perda da vaga.


O processo também contempla a solicitação gratuita dos uniformes escolares, que podem ser escolhidos pelo mesmo portal durante o período de inscrição.


Cursos técnicos com cotas e sorteio

Os cursos técnicos e o Curso Normal terão processo seletivo por sorteio, previsto para o dia 14 de novembro. Nesta edição, haverá cotas afirmativas para pessoas negras, indígenas e com deficiência, com bancas de heteroidentificação agendadas entre 1º e 3 de dezembro.


O início do ano letivo está previsto para 18 de fevereiro de 2026.

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page