top of page
  • Lenon Quoos

Movimento Tradicionalista Gaúcho propõe cavalgadas solidárias em 20 de setembro

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e a 1ª Região Tradicionalista emitiram um comunicado, nesta quarta-feira, 13, em que informam que o tradicional desfile de 20 de setembro não será realizado em Porto Alegre este ano, em decorrência das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul nos últimos dias.

A proposta, construída em conjunto com a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, é que sejam realizadas Cavalgadas Solidárias descentralizadas. Serão arrecadados materiais para atender às demandas dos municípios atingidos, como itens de higiene e limpeza, roupas íntimas e roupas de cama.


"A sugestão de transformar os desfiles tradicionais em cavalgadas solidárias já vinha sendo tratada com as coordenadorias regionais e com a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas. Os CTGs por todo Estado já estão mobilizados para ajudar. A hora é de união e solidariedade”, afirmou a presidente do MTG, Ilva Goulart, que assina o documento juntamente com o coordenador da 1ª RT, Luiz Henrique Lamaison.


A 1ª Região Tradicionalista será responsável pela organização das cavalgadas em Porto Alegre, que devem ser realizadas em diversos bairros da capital e nos outros dez municípios que compõem a 1ª Região. Além disso, juntamente com cada coordenadoria regional, vai orientar as iniciativas dos outros municípios do Estado.


Programações em andamento

A comissão e o MTG recomendam que todos os municípios gaúchos adotem a iniciativa das cavalgadas. Ainda assim, as entidades que já têm programações em andamento, com destinação de recursos, poderão mantê-las.


"Há projetos em execução, com valores investidos, que não precisam ser interrompidos. Mas é importante reafirmar que o Estado está voltado ao atendimento da calamidade, com todos as secretarias e órgãos envolvidos em uma grande força-tarefa”, explicou a presidente da comissão e secretária adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad.


“Em momentos difíceis como o que estamos enfrentando no Rio Grande do Sul, em consequência dos eventos climáticos, a história, os valores e as tradições que compartilhamos como povo nos aproximam e ajudam a fortalecer ainda mais os laços de solidariedade e de cooperação que cultivamos. Por isso, conclamamos o povo gaúcho, de todas as regiões, a realizar e participar de cavalgadas solidárias", acrescentou.


Distribuição da Chama Crioula

A distribuição da Chama Crioula está prevista para a próxima quinta-feira (14/9), em Porto Alegre. A programação será mantida, com solenidade protocolar no Palácio Piratini, a partir das 8h30. Depois, a Chama seguirá para a Assembleia Legislativa e demais órgãos e entidades que estão no roteiro da distribuição.


Roteiro

  • Concentração: CTG Estância da Azenha - Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 155 - Praia de Belas

  • 1ª parada: Palácio Piratini – Praça Mal. Deodoro s/nº

  • 2° parada Assembleia Legislativa – Praça Mal. Deodoro, 101

  • 3ª parada: QG da Brigada – Rua dos Andradas, 522

  • 4ª parada: Paço Municipal (PREFEITURA) - Praça Montevideo, 10

  • 5ª parada: Palácio da Polícia Civil – Av. João Pessoa, 2050

  • 6° parada - Colégio Júlio de Castilhos - Av. Piratini, 76

  • 7ª parada: Loja Maçônica - Av. Praia de belas, 560

  • 8ª parada: Câmara Municipal – Av. Loureiro da Silva, 255


  • Encerramento: CTG Estância da Azenha


Comments


bottom of page